Após decisão tomada em assembleia na última quinta-feira, dia 1º, os bancários de todo o país decidiram deflagrar greve a partir desta terça-feira, dia 06. A paralisação é por tempo indeterminado. A categoria afirmou que somente os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de telefones de bancos estarão disponíveis.
Mesmo antes do início da greve, o anúncio da interrupção das atividades já está gerando transtornos para os usuários dos serviços bancários. Numa agência localizada na Avenida Álvaro Calheiros, na Jatiúca, nesta tarde, as filas para uso de terminais eletrônicos já tinham grandes filas, o que gerou mal estar entre os clientes.
Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 14,78%, que corresponde à correção da inflação (projetada em 9,31% para setembro) mais aumento real de 5%, porém a Fenaban ofereceu apenas 6,5%, cujo representa perda real de 2,8% (de acordo com a inflação de 9,57%).
Na pauta também estão sendo tratados temas como o combate às metas abusivas e ao assédio moral além de melhores condições de trabalho, fim da terceirização, proteção ao emprego, vales-alimentação e refeição.