Recebi uma ligação de fonte do PMDB para explicar os números da pesquisa Ibope/TV Gazeta que aqui ressaltei, em postagem anterior, ao não entender a matemática utilizada por Cícero Almeida (PMDB).
O assunto está na postagem anterior.
Eis a explicação do partido: os dados, que foram usados na campanha de Almeida para prefeito de Maceió, são de fato orinundos da pesquisa Ibope/TV Gazeta, mas não dizem respeito às intenções de voto, mas sim ao resultado encontrado pelos pesquisadores quando a pergunta era a seguinte: "Quem você acha que será o novo prefeito?".
Isto cria - conforme o PMDB - um dado de "expectativa de vitória". O PMDB afirma que há esta pergunta na pesquisa, mas não foi divulgada pela TV Gazeta. Logo, os resultados da peça publicitária se baseiam nas respostas dadas a este questionamento.
De toda forma, ressalto: esta informação deveria estar contida na peça publicitária. Não está, como vocês podem ver! Há a pergunta "Quem será o novo prefeito?". É verdade! Mas entendem a confusão que gera? Não fica claro que se trata de uma "expectativa de vitória", mas sim do resultado principal da pesquisa. Enfim. É isto! No mais, cada candidato usa os dados que convém. É do jogo político.