O deputado federal licenciado e candidato à Prefeitura de Maceió Cícero Almeida (PMDB), conseguiu - por meio de uma matemática singular - transformar o empate com Rui Palmeira (PSDB) - registrado pela pesquisa Ibope/TV Gazeta - em liderança. Seria interessante que Almeida explicasse as suas contagens para o eleitor. 

Afinal, pode ser uma estratégia que desconheço e tenha algum respaldo em uma lógica que também desconheço.

Mas vejam, a pesquisa que foi divulgada pela TV Gazeta registra o seguinte: Rui Palmeira (PSDB) com 31%, que é o candidato que tenta a reeleição, e Cícero Almeida com também 31%. João Henrique Caldas, o JHC (PSB), é o terceiro com 11%. Admitamos que Almeida quis trabalhar com a margem de erro de 4% que foi anunciada pela pesquisa. A manipulação - que já é absurda - daria um resultado assim: 

 

Cícero Almeida - 35% (acrescenta os quatro pontos)

Rui Palmeira - 27% (retira os quatro pontos)

JHC - 7% (retira os quatro pontos)

 

Adiamos que Rui (que não fez isto) quisesse fazer o mesmo. Seria assim: 

 

Rui Palmeira - 35% 

Cícero Almeida - 27%

JHC - 7%

 

Mas, e se JHC quisesse puxar a sardinha para o seu lado (o que também não fez)?

 

Rui Palmeira - 27%

Cícero Almeida - 27%

JHC - 15%

Entenderam? 

Bem, não acho essa “puxada de sardinha” correta, mas sei que fazem por aí em campanha. Já vi em pleitos passados. Agora, expliquem-me esta peça publicitária da campanha de Cícero Almeida. Com a palavra os seus marqueteiros. 

Ele fala da mesma pesquisa do Ibope/ TV Gazeta? Sim! É a registrada pelo código AL-0088/2016. Vejam que é o código da peça publicitária. 

E ainda há um agravante. Como Almeida não diz que manipulou os números e mostra a margem percentual, leva o leitor a induzir que ele pode chegar a 41% das intenções de voto. 

Nada contra Cícero Almeida ou qualquer outro candidato. Não se trata disto. Eles que mostrem suas propostas e a população que decida com base nisto. Mas, que é estranha a forma como Almeida divulgou a pesquisa, isto é...

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