A pesquisa do Ibope/ TV Gazeta - cujos números foram divulgados também por este blog - apresentaram um quadro de empate técnico entre os candidatos Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB). Palmeira busca à reeleição; Almeida, que atualmente é deputado federal, quer voltar ao Executivo no qual esteve no comando por oito anos. Ambos estão com 31% das intenções de votos. 

Os dois são seguidos por João Henrique Caldas, o JHC (PSB), que apareceu na terceira posição com 11% das intenções. Vale lembrar que a margem de erro é de 4%. O fato é que, nestas três campanhas, a pesquisa foi lida com otimismo. JHC, segundo fontes próximas ao candidato, avalia que o número é bom para quem ainda nem começou a campanha em televisão e é um dos menos conhecidos pela população. 

Mais que os 11% das intenções de voto, João Henrique avaliou como positivo o seu índice de rejeição. Neste quesito, os candidatos Paulão (PT), Almeida e Rui estão em sua frente. Isto - na avaliação dos que apoiam JHC e ajudam na campanha - mostra que “há teto para crescer”. Esta é a aposta. Há quem afirme que as pesquisas internas dão um pouco mais que 11%.

Do outro lado, quem se manifestou oficialmente foi Cícero Almeida. De acordo com ele, a pesquisa divulgada pela TV Gazeta mostra que sua campanha “está crescendo”. Ou seja: Almeida dá a entender que as pesquisas de consumo interno, realizadas antes do Ibope/TV Gazeta, mostravam que ele estava na segunda posição. “Estamos no caminho certo. As pessoas conhecem o nosso trabalho e a nossa determinação. Sigo confiante”. 

Já o prefeito Rui Palmeira comemorou mais a avaliação de sua gestão que necessariamente o empate com Cícero Almeida. Para Rui, somando bom, ótimo e regular, se chega a um índice de 73% de aprovação de seu trabalho. O prefeito avalia que este índice e os 31% das intenções de voto mostram condições de crescer nas próximas pesquisas. 

“Tenho certeza que quando a gente mostrar o que nós fizemos e as nossas propostas para o futuro da cidade, vamos chegar a uma grande vitória”, destacou Rui Palmeira. Neste dia 24 deve sair uma nova pesquisa. Desta vez, encomendada pela TV Pajuçara. 

Quem também comentou a pesquisa foi Paulão, como mostrou a jornalista Vanessa Alencar em seu blog. Liderando o índice de rejeição e com apenas 3% das intenções de voto, Paulão creditou o resultado à péssima imagem do PT. Os demais candidatos não tocaram no assunto em suas redes oficiais. 

Estou no twitter: @lulavilar