O candidato à Prefeitura de Maceió, Gustavo Pessoa (PSOL), já cobra - na largada da campanha eleitoral - a participação de seu partido nos debates que devem ocorrer nas televisões.
Pessoa não cobrou isto das televisões, mas dos rivais. O candidato do PSOL - em suas redes sociais - indagou qual a posição dos candidatos Paulão (PT), João Henrique Caldas, o JHC (PSB), Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira (PSDB) em relação à participação do PSOL nos debates.
Gustavo Pessoa cita quatro outros candidatos, mas vale lembrar: são oito nomes no pleito. Além de Pessoa e os citados por ele, estão na corrida Fernando do Village (PMN), Paulo Memória (PTC) e Paulo Falcão (PSTU).
Concordo com Pessoa neste ponto: o ideal é que todos que homologaram suas candidaturas tenham participação nos debates, bem como nas rodadas de entrevista que acontecem. Concordar com as ideias apresentadas por eles ou não, aí será uma outra história. Todavia, que os espaços e as portas da mídia sejam abertas para todos, inclusive com as análises independentes nas críticas e nos elogios aos candidatos.
Eu, por exemplo, não concordo com muitas das ideias do PSOL e isto não é segredo. Sou um colunista com posição definida. Mas, concordo com o que Pessoa defende neste ponto. As ideias postas no pleito devem ter igual espaço, dentro do possível, e serem confrontadas.
Ao final do texto, Pessoa ressalta que a pergunta também é lançada a jornalistas. Bem, aqui está não só a minha resposta, mas a postura que venho adotado durante a minha carreira e nas campanhas eleitorais. Ao conduzir o CadaMinuto, é isto que buscamos: espaços para todos os candidatos e análises independentes sobre todas as candidaturas. De qualquer forma, é importante a provocação de Gustavo Pessoa.
Estou no twitter: @lulavilar