Um mergulho fotográfico na Lagoa Mundaú

16/08/2016 14:16 - Rivisitando Cultura
Por redação



As portas da galeria se abrem. Em vez de entrar no local, o visitante mergulha direto na Lagoa Mundaú. A cada braçada, uma nova fotografia. Aos poucos, o conjunto de registros reflete nos olhos toda a beleza daquela que é um dos grandes cartões-postais do estado de Alagoas.

O responsável pela imersão é o acervo de 28 imagens que compõe a exposição "Mundaú", do fotógrafo Roberto Fernandes. Com curadoria do artista plástico Rogério Gomes, as fotografias estão expostas na Galeria Gamma, localizada no bairro da Jatiúca, e ficam disponíveis para visitação até o dia 20 de setembro.

Escolhido para dar as boas-vindas a quem chega, o registro que inaugura a mostra é, pode-se dizer, um dos mais especiais. A fotografia tem oito anos e é a única originalmente captada de forma analógica (com os famosos filmes a partir dos quais eram feitas as revelações). As demais foram registradas com equipamentos digitais.

No processo de construção do estilo próprio de fotografar, Roberto nadou até as memórias da infância e foi nessas recordações que encontrou suas referências de luz. “Eu sempre tive admiração por fotografia. Desde criança. Lembro que meu avô tinha livros sobre o assunto e também materiais fotográficos e foi aí que eu comecei a me interessar”, contou.



Revelando a característica de revisita ao passado, os trabalhos de Roberto são sempre em preto e branco. Um não se distancia do outro. “É meu modo de entender a fotografia. Apesar de achar bonito, o colorido me confunde. Em preto e branco, a imagem me mostra tudo que preciso saber”, acrescentou.

Durante o processo de curadoria, Rogério Gomes pescou as 28 imagens em meio a uma compilação de cerca de 400 fotos. “O trabalho de seleção durou por volta de quatro meses. Estudamos todo o material e construímos a exposição seguindo a lógica de funcionamento da região da Lagoa”, explicou.

Na montagem, as imagens foram distribuídas em dois espaços. No primeiro pavimento, ficam as que exploram a beleza paisagística da Mundaú. Enquanto isso, no segundo as fotografias encenam o fluxo de atividades exploradas no local.

Para quem quer nadar na superfície, tem a pesca, tem o filé, tem o protagonismo da população. Já para os que buscam as profundezas, o trabalho traz nas entrelinhas um contexto social para além do encanto dos registros.

É um convite ao mergulho!



Serviço:
A exposição “Mundaú” fica aberta à visitação até o dia 20/09.
A Galeria Gamma localiza-se na Avenida Luiz Ramalho de Castro, 899, Jatiúca.
O espaço abre de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados das 9h às 13h.
Entrada gratuita.
Todas as fotografias estão disponíveis para compra.
Telefone para contato: (82) 3377-3979.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..