Nenhum veículo pode estacionar nas imediações do sistema prisional de Maceió. A medida foi anunciada neste sábado (30) e visa inibir um possível resgate de presos pelas vias alternativas de acesso aos presídios.
De acordo com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão (Seris) a parada e o estacionamento de veículos ficam proibidos início na Avenida Frei Damião, logo após a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e segue até a lateral do galpão localizado após a unidade Casa de Custódia da Capital.
Para alertar os motoristas e evitar que eles desobedeçam a portaria, foram instaladas placas identificadoras mostrando que é proibido estacionar na área de segurança.
De acordo com o chefe especial de Unidades Penitenciárias, capitão PM Jozinaldo Anízio, a medida vai garantir a manutenção da ordem pública e proteção das pessoas e do patrimônio. “Nos dias de visita, muitos carros ficavam estacionados no entorno do sistema. Com o isolamento da área, o trabalho de segurança será facilitado”, afirma.
Capitão Anízio destaca ainda que os veículos que violarem a área de segurança serão abordados e revistados pelas autoridades competentes. “Com a iniciativa estamos inibindo e dificultando possíveis tentativas de resgate de reeducandos pelas vias alternativas de acesso ao sistema prisional. Consequentemente, a sociedade terá mais segurança”.
*Com assessoria