Para não perder espaços no “jogo eleitoral”, o prefeito Rui Palmeira (PSDB), encontrou uma fórmula para estar nas ruas sem ferir a legislação eleitoral. É que o tucano está proibido de inaugurar obras, mas não de visitar as que se encontram em andamento.

Mas, como bem lembrou o colunista Flávio Gomes de Barros - em sua coluna Conjuntura na Tribuna Independente - Rui Palmeira tem deixado o gabinete diariamente. Já era um prática do prefeito, em determinados momentos, intensificar a agenda de rua, mas agora esta se tornou mais forte. 

A presença de Rui Palmeira se faz nas localidades onde as ações da gestão municipal estão em andamento. Assim, consegue o contato direto com lideranças da região, com a população de uma forma geral e se resguarda em relação às regras do pleito. Por sinal, disputar lideranças comunitárias está na moda. 

Para se ter ideia, no dia 11, o prefeito vistoriou as obras de infraestrutura do Conjunto Recanto da Serraria. No dia seguinte, já estava na obra de pavimentação do Residencial Bosque da Serraria. No dia 14, junto com secretários municipais foram as obras de manutenção predial em equipamentos públicos no Conjunto Freitas Neto e Benedito Bentes. 

Dia 15, Rui Palmeira vistoriou as obras da Avenida Nações Unidas. Hoje, 19, Rui Palmeira esteve na Avenida Cachoeira do Meirim para vistoriar ações no Benedito Bentes e Salvador Lyra. Aproveitou e foi visitar as obras da Praça Cely Loureiro. 

Rui Palmeira e sua equipe adotaram uma estratégia inteligente. Se surtirá efeito ou não, aí é com as urnas. Mas, quem imaginava que os limites da legislação eleitoral fariam o prefeito ficar trancado no gabinete enquanto os adversários disputam espaços se enganou. O tucano sabe que a eleição é duríssima e não quer ficar para trás. 

Estou no twitter: @lulavilar