Ao falar sobre as eleições de 2016, durante o encontro do senador Renan Calheiros (PMDB) com os pré-candidatos de seu partido, o governador Renan Filho (PMDB) mostrou - mais uma vez - que vai entrar na disputa eleitoral da capital alagoana de cabeça.
Renan Filho deixa claro, em linhas e entrelinhas, que deve ser o principal “cabo eleitoral” do deputado federal licenciado e pré-candidato peemedebista à Prefeitura de Maceió, Cícero Almeida (PMDB).
A razão é bem simples: o PMDB aposta na ampliação do poder do partido na capital e no Estado, além de projetar o cenário para 2018. Caso consiga derrotar Rui Palmeira (PSDB) - que é candidato à reeleição - Renan Filho e o PMDB elimina um possível adversário forte na disputa futura pelo governo do Estado. Afinal, o tucano sairia enfraquecido.
Todavia, Renan Filho - cauteloso que é nas declarações públicas - diz não se importar com quem sejam os adversários de Cícero Almeida e do PMDB. Ao ser indagado se é mais fácil enfrentar Rui Palmeira ou o deputado federal e pré-candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB), o governador ressalta: “não importa quem é o adversário. Não estamos preocupados, neste momento, com quem o partido vai disputar eleição. O partido tem que construir um bom argumento”.
“Temos que ter um argumento que desperte a esperança, no maceioense, de ter uma Maceió melhor. Não digo que o maceioense perdeu a esperança, mas falo da necessidade de ter um candidato que dialogue sobre as necessidades das pessoas, porque quando você desperta a esperança no cidadão, não importa muito o adversário. As pessoas terminam seguindo esse caminho, que é o caminho do acreditar. Este é o desafio do PMDB. É isto que estamos construindo”, salientou ainda Renan Filho.
Apesar do forte grupo, o governador Renan Filho falou em dificuldades no pleito. O primeiro ponto seria a dificuldade de conseguir financiamentos. O segundo: as mudanças na legislação eleitoral. O chefe do Executivo estadual disse que os candidatos do PMDB terão que buscar a criatividade e as alianças. Renan Filho fala da necessidade de “ciscar para dentro”. Quando começar oficialmente, veremos…
Estou no twitter: @lulavilar