O clima de pré-campanha nas redes sociais tem incomodado bastante os que pretendem disputar a Prefeitura de Maceió neste ano de 2016. Cada um que acuse o outro de estar motivando factóides se aproveitando das redes para fazer isto de forma anônima.
O deputado federal licenciado Cícero Almeida (PMDB) já havia demonstrado repúdio em relação às páginas anônimas que buscam atingi-lo. Mas, não é apenas ele que é vítima deste processo. Hoje, foi a vez de Rui Palmeira reclamar. Reclamou de forma geral e - ainda sem citar nomes - falou sobre as críticas feitas pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB), que é um dos principais cabos eleitorais de Almeida.
Praticamente todos os postulantes ao cargo de prefeito são alvos de páginas (no Facebook) anônimas que repercutem matérias de jornais, memes e até factóides em relação ao pleito eleitoral.
De acordo com o tucano, são muitos os “factóides” que estão sendo criados neste período que antecede o início da eleição de outubro. A grande questão é: quem está por trás destes perfis que possuem como alvo os pré-candidatos? Serão equipes de campanhas?
Rui Palmeira não cita nomes, mas aponta para a oposição: “estão toda semana inventando factóides. Toda semana inventam alguma coisa”.
De forma bem específica - em entrevista ao Gazetaweb - o tucano criticou a postura do vereador Silvânio Barbosa (PMDB), que denunciou irregularidades na seleção de profissionais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes.
De acordo com o prefeito, se há irregularidade, que o vereador procure o Ministério Público, ao invés de alimentar “factóides”. Ainda em entrevista, Rui Palmeira frisou que foi feito um processo seletivo por meio de Organização Social e não há qualquer tipo de problema. “Fizemos também o mesmo no Benedito Bentes, com um processo que foi todo baseado em critérios objetivos, com pontuação por especialização, mestrado, doutorado. Desconheço qualquer tipo de irregularidade, mas é normal que a oposição esteja em polvorosa, nervosa, dando chilique”.
Estou no twitter: @lulavilar