O deputado federal licenciado e pré-candidato à Prefeitura de Maceió, Cícero Almeida (PMDB), pode ter uma “chapão” menor do que o que espera, quando contabiliza os partidos que podem marchar ao seu lado na disputa pelo cargo de prefeito. 

Almeida já divulgou nota oficial falando que 17 partidos marchariam ao seu lado. Todavia, não é bem assim. O primeiro a negar que estava na “nau” de Cícero Almeida foi o PSL. Em Maceió, o PSL passa por uma transformação para se tornar o Livres. O núcleo do partido está mais próximo de fechar aliança com João Henrique Caldas, o JHC (PSB), e não com Cícero Almeida. 

Dos palacianos (partidos que estão na base do governo Renan Filho (PMDB)), o PT já não estará com Cícero Almeida. O Partido dos Trabalhadores deve lançar candidato próprio na disputa pela Prefeitura de Maceió. Tudo indica que o PT lança o nome do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT). Ao menos, é o que tem defendido Joaquim Brito. A candidatura de Paulão pode ainda levar o palaciano PCdoB para o barco. 

Dos 17 partidos anunciados, Cícero Almeida deve ficar apenas com 10 no máximo. Como registra ainda o blogueiro Edvaldo Júnior (Gazetaweb) ainda são incertos os rumos do PSD e do PRB, em função da matemática proporcional. Estes dois partidos, entretanto, sofrem forte influência de Marx Beltrão (PMDB).

Quem tem uma base mais sólida, até mesmo em função de possuir a máquina pública, é o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). O tucano já sabe quem são seus aliados de primeira ordem: o PP do vice-prefeito Marcelo Palmeira, o PR do deputado federal Maurício Quintella Lessa (atualmente ministro dos Transportes), o Solidariedade (que é o partido do ex-superintendente de Transporte e Trânsito, Tácio Melo), o Democratas do secretário de Saúde, Thomáz Nonô, o PROS do deputado estadual Bruno Toledo, dentre outros. 

Na formação destas chapas, que se registre, entra em cena o cálculo eleitoral. Neste sentido, a chapa de Rui Palmeira tem um desafio: o grupo da morte que disputa cadeiras da Câmara Municipal de Maceió. Como colocar todo mundo no barco?

Estou no twitter: @lulavilar