O vereador por Maceió, Silvânio Barbosa (PMDB), tem sido um dos maiores apoiadores do pré-candidato à prefeitura da capital alagoana, Cícero Almeida (PMDB). Em sua região, bairro do Benedito Bentes, Barbosa tem se esforçado para transferir votos para seu pré-candidato. O edil parte para a reeleição na Câmara Municipal de Maceió e se apoia em Almeida para fazer promessas polêmicas, como a legalização de todo e qualquer transporte alternativo. (Voltarei a este tema em breve).
Em discursos, diz que tem projetos tramitando e se diz vítima dos colegas por não conseguir aprovar certas matérias, afinal é um dos poucos vereadores de oposição. Mas, com Cícero Almeida, Silvânio Barbosa diz que sua atuação seria diferente. Foi assim em um recente evento onde discursou de maneira inflamada cobrando votos para o deputado federal licenciado em sua campanha.
Mas se hoje Barbosa e Almeida estão no mesmo palanque, não foi assim no passado, quando Cícero Almeida era prefeito de Maceió. Silvânio Barbosa - líder comunitário - já chegou a ser um ferrenho opositor, com ataques feitos ao ex-prefeito. Ao lembrar destes ataques, Barbosa terá muito o que explicar agora. Por qual razão mudou de opinião?
Por sinal, de mudança de opinião, Silvânio Barbosa entende. Afinal, no início da gestão do atual prefeito Rui Palmeira (PSDB) - do qual é adversário político agora - o vereador do PMDB estava ao lado do tucano e chegou a fazer elogios à administração.
Mudar de opinião ou visão não é demérito, mas é preciso que se explique à população. Afinal, é uma figura pública. E claro, isto não tira a importância do trabalho de Barbosa na oposição. Papel de vereador é fiscalizar mesmo e o edil tem críticas que merecem atenção pelo mérito, quando fala da atual administração.
Todavia, é só pesquisar. Silvânio Barbosa deve escutar muito a canção Metamorfose Ambulante do genial Raul Seixas. “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião sobre tudo”.
Vamos às declarações mais fortes de Silvânio Barbosa contra Cícero Almeida em passado recente? Uma delas é a seguinte: “Foi instalada uma quadrilha na gestão de Almeida”. Ela é de março de 2013. Pode ser conferida aqui.
Já vereador, na época pelo PSB, ele disse que ia praticamente todos os dias nos bairros de Maceió para saber das ações implementadas pelas secretarias na época do ex-prefeito Cícero Almeida. Segundo ele, as pastas da prefeitura estavam de “mãos atadas, pois não possuíam recursos para investir em projetos”. Fez uma acusação grave: “alguém meteu a mão no dinheiro do povo”.
Silvânio Barbosa, ainda na época, disse que não se podia confiar na gestão de Cícero Almeida por não ter existido “prestação de contas dos recursos do governo federal”. Ele chegou a propor a criação de uma Comissão Permanente de Fiscalização para saber o que houve de errado no período de Cícero Almeida e também para fiscalizar a gestão de Rui Palmeira (PSDB).
Olha só o que disse Cícero Almeida: Silvânio Barbosa está ao lado de quem lhe oferece cargos comissionados. “Ele também sobreviveu das benesses da Prefeitura de Maceió, ele trabalhou extorquindo todos os prefeitos que passaram. Ou seja, ele defende quem lhe ajuda”. É grave. Cicero Almeida mudou de opinião? Ah, essas mudanças da política.
Estou no twitter: @lulavilar