Os blocos eleitorais já estão nas ruas de Maceió. O confronto mais visível tem sido entre o prefeito Rui Palmeira (PSDB), que é candidato à reeleição, e o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), que tem se dedicado mais ao processo que o próprio deputado federal licenciado e pré-candidato Cícero Almeida (PMDB). Pelo menos neste momento inicial. 

O governador não esconde a disposição para tentar derrotar os tucanos na capital alagoana. Concentrou ações do governo na capital alagoana e, em algumas destas, faz críticas pontuais (sem exagero) à administração municipal e levanta a bola de Cícero Almeida. 

Hoje, mais uma ação do PMDB: o lançamento do site Maceió Mais Perto de Você. O site foi lançando pela Fundação Ulysses Guimarães em Alagoas (FUG/AL), que é o órgão de estudos políticos do PMDB. Isto mostra o quando os peemedebistas pretendem concentrar forças em Maceió. A jogada política é visível.  

Derrotar Rui Palmeira tem reflexos no futuro: em 2018, se prefeito ainda, Rui Palmeira pode ser o virtual candidato ao governo, disputando o espaço com Renan Filho, que partirá para a reeleição. Caso Palmeira descarte o governo e tente disputar o Senado Federal, seu rival será o pai do governador, o senador Renan Calheiros (PMDB). Então, para onde o PMDB olhe sabe que o futuro de Rui Palmeira pode estar associado a uma disputa com a cúpula peemedebista. 

Este é um dos motivos pelo qual a aliança entre Rui e Renan não vingou. 

Além disto, se ganhar a capital na eleição deste ano, o PMDB faz barba, cabelo e bigode: o partido aposta que fará a maioria dos prefeitos do Estado, terá o comando do governo do Estado, a presidência da Assembleia Legislativa, um significativo número de vereadores e a administração municipal. O poder se concentra nas mãos dos peemedebistas, em especial, dos Calheiros. 

Renan Filho e Renan Calheiros sabem que Almeida é uma possibilidade real. Afinal, é um candidato que possui densidade eleitoral. Imprevistos podem ocorrer tanto para Cícero Almeida quanto para Rui Palmeira, afinal há candidaturas que buscam correr por fora, como o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), dentre outros nomes. Ainda que vistos como distantes da polarização, são candidatos. Um deles é Gustavo Pessoa (PSOL). Mas não se pode negar que a eleição está polarizada. 

O lançamento do site é mais um evento que serve de palanque e propaganda. É vendido como um espaço para receber ideias e debater propostas sobre um projeto politico administrativo para Maceió. Assemelha-se, em menor escala, aos seminários feitos por Renan Calheiros e Renan Filho, em 2014, no período pré-eleitoral, quando rodaram o Estado para “ouvir a população e arrecadar propostas”. Na verdade, estava se fortalecendo as candidaturas de Renan Filho e de seu vice Luciano Barbosa (PMDB). 

O site foi lançado com toda pompa e circunstância, na manhã de hoje. O vice-presidente da FUG, Sabino Fidélis, disse que o mais importante é consultar a população. “Além dos cursos de formação política e cidadania, nosso papel também é ouvir a sociedade para ajudar na elaboração de um plano de governo, a exemplo do que foi feito na campanha do governador Renan Filho e hoje a fundação já vem realizando esse trabalho em Arapiraca e agora será a vez de Maceió”, explica Fidélis.  “O PMDB tem a capilaridade em todo o Estado, por isso um programa para ouvir as pessoas é fundamental nesse processo de debates, para saber quais são as demandas dos diversos segmentos da sociedade”.

Eu desconfio que o mais importante sejam as eleições. Quando falo da semelhança com a campanha vitoriosa de 2014 não é por acaso. Veja o que diz Sabino: o Maceió Mais Perto de Você terá agendas periódicas nas comunidades, para ouvir o que o povo pensa e quer do futuro de Maceió. Lá estarão Almeida e Renan Filho juntos. O site pode ser visitado aqui. De qualquer forma, é uma ação legítima.

Estou no twitter: @lulavilar