O deputado Marx Beltrão (PMDB) tem trabalhado para conseguir chegar ao Ministério do Turismo. A nomeação já é tida como certa nos bastidores de Brasília (BSB). Beltrão - caso se confirme - desbanca os colegas parlamentares de Minas Gerais, como já frisou a jornalista Vanessa Alencar em seu blog.
Neste caminho para o ministério, outros planos acompanham Marx Beltrão. O parlamentar alagoano pensa grande e não quer ficar refém dos planos do correligionário mais importante de seu partido em Alagoas: o senador Renan Calheiros. Beltrão quer vida própria e, por esta razão, trabalha na construção de um grupo, como mostram seus passos.
Beltrão, por exemplo, foi o primeiro peemedebista a aproximar o deputado federal Cícero Almeida (PMDB) ao grupo liderado pelo governador Renan Filho (PMDB). Fez isto lá atrás quando trouxe Almeida para o PSD. Marx Beltrão - em entrevistas à imprensa, inclusive em meu programa de rádio - foi o primeiro a defender a candidatura de Almeida à Prefeitura de Maceió.
Além disto, Marx Beltrão não tem influência apenas no PMDB. Em Brasília, ganhou a confiança de alguns de seus correligionários, o que fortalece a sua indicação ao Ministério do Turismo, não sendo apenas o “homem de Renan”.
Por qual razão Marx Beltrão tem se preocupado com tudo isto? Ora, a resposta é simples: o parlamentar alagoano enxerga na Câmara de Deputados uma “casa de passagem” para planos maiores. As apostas do deputado federal alagoano é de que, em 2018, com duas vagas para o Senado Federal em disputa, o cenário é incerto. Se ele chegar fortalecido, pode ser um nome importante no processo. Pode ser candidato pelo PMDB ou não.
Não conversei com Marx Beltrão para dizer tudo isto que aqui escrevo. Apenas são reflexões diante dos passos que o deputado federal vem dando. O peemedebista é cauteloso, como foi quando se posicionou sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), revelando o voto de última hora, costura alianças e tenta ampliar espaços. Luta por uma autonomia que é incomum dentro de um PMDB comandado pela “mão de ferro” do senador Renan Calheiros.
Na Coluna Labafero, aqui no CadaMinuto, se confirma as expectativas do anúncio de Marx Beltrão como Ministro do Turismo. Há um peso contra ele: o processo que o deputado sofre no Supremo Tribunal Federal (STF). No mais, há quem faça a leitura de Marx Beltrão no Ministério seria o presidente Michel Temer (PMDB) contemplando o senador Renan Calheiros. Todavia, é mais que isto…até porque o futuro de Renan Calheiros também é incerto diante dos desdobramentos da Operação Lava Jato.
Estou no twitter: @lulavilar