Durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na parte alta da cidade, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), anunciou que, nos próximos dias, se inicia a obra de duplicação da Avenida Cachoeira do Meirim, no complexo Benedito Bentes.
A obra na região tem sido cobrada há anos. Quase sempre, cobranças feitas à Prefeitura de Maceió. Porém, apesar de ser uma via dentro do município, trata-se de uma rodovia estadual. É mais uma obra que tem causado polêmica e já foram várias as reuniões entre Executivos municipal e estadual na tentativa de tirar a ação do papel.
Na atual gestão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), se chegou a colocar a obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. A presidente afastada Dilma Rousseff esteve em Alagoas, em fevereiro de 2014, e prometeu R$ 200 milhões para investimentos em obras na capital, incluindo a Cachoeira do Meirim.
Os recursos nunca chegaram.
Renan Filho - ainda no início de seu governo - destacou a Cachoeira do Meirim como um dos principais pedidos feitos na primeira audiência que teve com o prefeito da cidade. Foi demonstrado o interesse em fazer a obra, inclusive por meio de uma parceria com o município.
Parece que o ano eleitoral tem essa capacidade mágica de recolocar alguns assuntos adormecidos em pauta e fazer andar. Que ande! A Cachoeira do Meirim, que já foi até pauta de audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, vai sair do papel? Bem, em 2015, o governo estadual anunciou um investimento de R$ 5 milhões para recapeamento, construção de ciclovia e sinalização completa.
O anúncio foi feito, na época, pelo secretário Estadual de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral. Eis a fala do secretário na audiência pública: “O governo do Estado entrou em contato com a prefeitura e cada um ficou de arcar com 50% dos custos. Mas, por causa da crise, se o município não puder cumprir com o acordo, o governador Renan Filho (PMDB) garantiu que vai disponibilizar todo o recurso para que a Avenida Cachoeira do Meirim seja recuperada o mais rápido possível e ofereça segurança para quem precisa transitar por ela”, explicou Amaral.
O mais rápido possível significou, no caso, segundo semestre de 2016 para o início das obras. Porém, agora de forma mais ousada, Renan Filho fala em duplicação da Cachoeira do Meirim. “É o governo do Estado voltando a investir na capital. Há muitos anos o governo não faz investimentos em vias, rodovias, na capital. De maneira que agora vamos fazer isto”, salientou.
É, o governador de Alagoas pretende mesmo anunciar obras por todos os cantos da capital alagoana. A próxima será o Eixo Viário paralelo da Avenida Fernandes Lima. “Já está licitado, contratado, e agora a boa nova é começar a obra. É isto que Maceió e Alagoas espera de nós”. Coincidências com a disputa eleitoral acirrada na capital alagoana? Deve ser! Bem, que as obras aconteçam. São importantes para a cidade.
Estou no twitter: @lulavilar