Quem vem acompanhado a polêmica envolvendo os repasses para o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) tem visto que, nos discursos do prefeito Rui Palmeira (PSDB) e do governador Renan Filho (PMDB), tem sobrado alfinetadas para todo mundo. Desde ontem, que os Executivos estaduais e municipais se desentendem, por meio de notas oficiais e declarações, sobre o dinheiro que é destinado a UPA do Trapiche da Barra.
Rui Palmeira diz que há um atraso do recurso que deveria ter sido repassado em maio. Nós já chegamos ao mês de julho e, segundo o tucano, até a manhã de hoje, dia 1º, este valor não havia sido depositado na conta da Prefeitura Municipal de Maceió. A responsabilidade do repasse é do governador Renan Filho. O peemedebista alega que fez o repasse e diz que “o prefeito pode ficar tranquilo” que as questões políticas (os dois estão em campos opostos no processo eleitoral de 2016) não influirão.
Bem, na manhã de hoje, durante a entrega de mais uma UPA, agora no bairro do Benedito Bentes, Rui Palmeira - mesmo sem citar nomes - aproveitou para alfinetar não o governador Renan Filho, mas o candidato do governo estadual à Prefeitura de Maceió: o deputado federal licenciado Cícero Almeida (PMDB).
O tucano, sem citar o deputado federal, disse que a gestão de Cícero Almeida não teve compromisso com a implantação destas unidades de Saúde. “O Estado já havia recebido este recurso desde 2010, mas o gestor que me antecedeu não se mexeu”, frisou. Ou seja: segundo Rui Palmeira já era para a UPA do Benedito Bentes existir a mais tempo, caso Cícero Almeida tivesse se mobilizado e trabalhado em conjunto com o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
Segundo Rui Palmeira, a questão era apenas a doação de um terreno para que o Estado pudesse construir a unidade e esta passasse a funcionar com recursos do município, Estado e União. Nada como uma proximidade de pleito eleitoral, para transformar gestores em “eternos candidatos” soltando uma farpa aqui e outra ali.
Atraso
Em relação ao atraso dos repasses, Rui Palmeira frisou que há um mês chegou a ligar para o governador Renan Filho reclamando do que estava ocorrendo e que, naquele momento, o atraso foi corrigido. Porém, o valor referente ao mês seguinte, voltou a atrasar.
“O problema é a UPA do Trapiche. Até a manhã de hoje, não havia sido repassado maio. A Prefeitura já pagou a sua parte. Sem o repasse, começa a dificultar. Nós dependemos deste repasse financeiro. A parte do município foi repassada para a Organização Social. Nós estamos aguardando que o Estado possa quitar este débito em relação ao mês de maio, até porque a OS precisa tocar a UPA com este recurso, que é repassado por Estado e Prefeitura”.
Rui Palmeira já demonstrou preocupação em relação a UPA recém-inaugurada. “Esta começa a funcionar hoje. O repasse tem que ser no início da próxima semana”. Questionado sobre o fato da questão política está atrapalhando as ações da Saúde, Rui Palmeira diz que sempre buscou o dialogo com o governo estadual.
“Independente de questão política ou partidária, se há rivalidade, a população tem que ganhar com isto. Assim, esta rivalidade vira positiva. A população é que vai ganhar com os novos equipamentos, que estão sendo entregues. A UPA do Benedito Bentes vai atender 500 pessoas por dia. Quem ganha é a cidade de Maceió e o governo do Estado, pois a tendência é desafogar o Hospital Geral do Estado”, frisou ainda Rui Palmeira.
De acordo com o tucano, não importa a posição política do governador. “Todos os investimentos para Maceió são muito bem-vindos. O papel do Estado: foi construir a UPA. Os recursos são 25% do Estrado, 25% da Prefeitura e o resto da União. Cabe o Estado repassar a parte financeira e quem faz a administração é a Prefeitura, então também tem parte financeira da prefeitura”, finalizou.
Estou no twitter: @lulavilar