Davi Soares deixou a equipe do CadaMinuto. Todavia, ficam as lições de um jornalista que vestiu a camisa da empresa em todos os momentos e brindou leitores com excelentes matérias e análises. Um colega de trabalho. Mais que isto: um amigo comprometido com jornalismo sério.
Foram muitas reportagens pautadas pela honestidade intelectual, objetividade e respeito aos fatos. Compromisso de Davi Soares e de todo o Portal CadaMinuto com seus leitores.
Soares assumiu – ao longo do tempo em que esteve no CadaMinuto – missões importantíssimas e, com extrema competência, trouxe resultados maravilhosos. Eu só tenho a agradecer Davi Soares por ter tornado o meu trabalho de editor-geral mais fácil.
O CadaMinuto Press, por exemplo, que foi um projeto iniciado por mim e Carlos Melo, ganhou muito com a linha editorial desenhada por Soares. Uma parceria que rendeu frutos brilhantes, com grandes capas, inovação gráfica e ousadia. A ousadia de levar para às bancas um veículo de comunicação que nasceu na internet.
Quando lançado, pouca gente apostava no caminho inverso ao mercado. Eu e Carlos Melo apostamos e tem dado certo. Davi Soares contribuiu com esta consolidação, conduzindo um grupo de repórteres abnegados, como Candice Almeida, Gilca Cinara, Vanessa Alencar, Paulo Chancey, dentre outros.
Desejo ao jornalista Davi Soares sucesso em sua nova empreitada. Jornalismo é assim: quando menos esperamos, desafios novos. Jornalismo é abandonar a zona de conforto. Aprendi muito com Soares. Aprendi mesmo nos momentos em que divergimos em relação a alguns temas, o que é natural de quem trabalha com opinião e análise.
Seguiremos com o mesmo diálogo rico, só que agora não mais no mesmo veículo de comunicação. Li o belo texto de despedida de Davi Soares e, confesso, me emocionei. Quem faz jornalismo em Alagoas sabe bem das dificuldades de conduzir o barco em busca da pluralidade e independência. Ao lado de Davi, conseguimos. Aos leitores do CadaMinuto, fiquem certos: o compromisso sempre será este. Sempre foi. Sempre será.
Colocarei sempre em prática o muito que aprendi com Davi Soares. Coincidentemente, Soares deixa o portal e o impresso em um momento em que programávamos renovações. Estas seguirão o curso compromissadas com jornalismo de qualidade, plural, ético e sem amarras. É no que toda a equipe do CadaMinuto acredita e justamente por também por se compromissar com tudo isto é que a parceria com Soares foi tão rica e produtiva até aqui.
Por fim, meu querido amigo e jornalista Davi Soares, não tenho dúvida de que sua nova empreitada será de sucesso garantido. Afinal, a maestria de seu texto, a coragem e a ousadia de suas pautas; e a honestidade para com o leitor, são características mais que visíveis em seu trabalho. Você contribuiu para o crescimento deste portal e sempre fará parte da nossa história. Como você faz parte da história do jornalismo alagoano e do brasileiro.
Sucesso sempre, meu caro!
Estou no twitter: @lulavilar