O prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, inauguraram, na manhã desta quarta-feira (22) a Unidade Docente Assistencial (UDA) Governador Divaldo Suruagy, no Barro Duro. A unidade é fruto de um convênio com a Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) e vai atender a demanda do 5º Distrito Sanitário da capital.

"Há muito tempo a comunidade do Barro Duro aguarda por esta oportunidade de ter uma unidade de saúde.Para nós, a parceria com a FAT foi muito importante, pois conseguimos assim viabilizar uma unidade de qualidade, que vai atender a comunidade com uma equipe completa para a demanda espontânea e vai servir também para estágio dos alunos da faculdade", disse o prefeito Rui Palmeira.

Este é o segundo convênio assinado com uma instituição de ensino superior para a proposta da UDA. Anteriormente, a iniciativa foi implantada no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

"Essa parceria público privada é muito importante para oferecer à população atendimento de qualidade. Já fizemos isso com o Cesmac, estamos fazendo hoje com a FAT, e na próxima semana vamos entregar uma unidade similar na Fits", disse o secretário municipal de Saúde, Thomaz Nonô.

Cedido pela FAT, o espaço em que funcionará a UDA fica localizado na Rua Lucilo Simões de Souza, S/N, próximo à instituição, e conta com sala de espera, recepção, sala de pré-consulta, administração, marcação de consultas e exames, expurgo, preparo de material, Diagnóstico Medicina Laboratorial (DML), sala de procedimentos e curativos, sala de nebulização, sala de imunização, sala de enfermagem e ginecologia e consultório médico.

UDA

A proposta de trabalho da UDA consiste em implantar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no espaço cedido pela instituição de ensino superior para atendimento à população com consultas e procedimentos em conformidade com os protocolos definidos previamente pelo Ministério da Saúde.

Compete à SMS a manutenção de Recursos Humanos de nível técnico e superior; 01 médico ginecologista, 01 médico pediatra, 02 enfermeiros, 04 técnicos de enfermagem, 01 assistente social, 01 farmacêutico e 01 técnico em Farmácia. Além disso, a SMS tem a responsabilidade do abastecimento farmacêutico e de correlatos, impressos, vacinas, teste rápido de HIV e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), água mineral, material de consumo e demais recursos para o bom funcionamento da unidade.

Barro Duro

Segundo pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o município, a região do 5º Distrito Sanitário tem o maior índice de exclusão social, com famílias vivendo abaixo da linha de pobreza.

O 5º Distrito Sanitário tem uma população de 168 mil pessoas e conta com os seguintes bairros e suas respectivas populações: Barro Duro (15.198); Feitosa (31.326); Jacintinho (88.247); São Jorge (9.272) e Serraria (23.976).

O mesmo distrito possui as seguintes unidades de saúde: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noracy Pedrosa (Jacintinho), Unidade de Saúde José Araújo Silva (Jacintinho), Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho), Unidade de Saúde da Família João Moreira (Jacintinho), Unidade de Saúde Felício Napoleão (Jacintinho), Unidade de Saúde Waldomiro Alencar (Jacintinho), Unidade de Saúde da Família Paulo Leal (Feitosa), Unidade de Saúde da Família Novo Mundo (Novo Mundo), Unidade de Saúde José Tenório (Serraria), Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria), Unidade de Saúde da Família José Maria de Melo (São Jorge), Unidade de Saúde da Família Vila Emater II (São Jorge). O Barro Duro, apesar de possuir uma população de 15.198 habitantes, não possuía equipamento de saúde.