Em alguns textos publicados neste blog, eu chamei atenção para as questões envolvendo a nova infovia do Estado de Alagoas. De um lado, a Aloo Telecom. Do outro, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (ITEC) do Estado de Alagoas.

Tenho dito que o caso é grave. A empresa responsável pela nova infovia está há 11 meses sem receber; há suspeitas de que a questão seja política e de que a presidência do ITEC trabalha para matar o consórcio firmado por inanição.

Pois bem, o assunto agora ganha destaque nacional. O problema foi tratado pela coluna Radar da Revista Veja. De acordo com a coluna, a execução do contrato – como já disse aqui – tem motivação política.

O contrato tem dividido a família Calheiros. O governador Renan Filho (PMDB) – segundo a coluna – quer manter o contrato com o consórcio, que venceu o processo licitatório no final de 2014, ainda no governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB).

O valor repactuado do contrato é de R$ 88 milhões. Porém, mesmo diante da posição do governador, o presidente do ITEC, José Luciano dos Santos Júnior, alega vícios no processo licitatório e tenta derrubar o contrato. O detalhe é que o governo atual revisou contratos e não encontrou tais vícios.

José Luciano dos Santos é indicado pelo deputado estadual Olavo Calheiros (PMDB).

De acordo com a coluna de Veja, “Renan Filho chegou a liberar recursos para pagamento da dívida e indicou que afastaria o presidente do Itec, mas voltou atrás após pressão de Olavo”.

“Sem consenso no governo, a decisão sobre a disputa foi parar nos tribunais. Está marcada para amanhã uma audiência de  quando está marcada uma audiência de conciliação entre as partes, a ser mediada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas”, finaliza a coluna. 

Estou no twitter: @lulavilar