Uma excelente iniciativa do Instituto Libera de Alagoas (ILA) que mostra bem o quanto a carga tributária no Brasil pesa em seu bolso: Chope Sem Imposto.
O evento será na próxima quinta-feira, dia 16, e aberto a todo o público. O ILA, em parceria com o restaurante Arrí (no bairro da Jatíuca), tem como objetivo mostrar o tamanho do Estado e o quanto este sufoca o consumidor e empresários (sobre tudo os pequenos) com impostos.
Fica visível o quanto a alta carga tributária por si só torna hostil o terreno para o empreendedorismo. Imagine então quando entra em cena a burocracia e outros fatores. Para que se tenha uma ideia clara, nada mais didático do que uma bebida consumida por grande parte dos brasileiros no momento de lazer: o chope.
Quando retirados os impostos, o chope sai quase pela metade do preço. É como se toda vez que você bebesse o seu chopinho, você imediatamente pagasse uma bebida ao Estado.
O detalhe é que o imposto é visto como os recursos que pagamos para termos Educação, Saúde e Segurança Pública, dentre outros serviços, de qualidade. Mas, como pagamos muito ao Estado e pouco temos de retorno, seja nestas áreas mencionadas ou em outras. O Estado fica aquém de ser um prestador de serviços eficientes e ainda desperdiça recursos públicos quando se faz de empresário.
A iniciativa do ILA, ainda que de forma lúdica e propondo uma confraternização, evidencia muito bem isto que aqui discuto: pagamos muito para termos pouco de retorno, enquanto isto, os que estão no alto escalão da máquina pública possuem benesses incontáveis sempre custeadas por estes impostos.
O convite do ILA é aberto a toda a sociedade. Entrada franca. Cada um só pagará – sem os impostos! – pelo chope que beber. Compareça. Não deixe de saber quanto o Estado pesa nas suas costas e o quanto ainda precisamos lutar por uma carga tributária menor, uma redução efetiva da máquina pública e um Estado que tenha como norte servir ao invés de ser servido.
Fica aqui o convite. Eu estarei lá.
Estou no twitter: @lulavilar