A Agência Nacional de Águas resolveu autorizar a redução da vazão nos reservatórios de Paulo Afonso e Xingó, que abrange a região do Sertão de Alagoas. A resolução foi publicada na edição desta quarta-feira (01) do Diário Oficial da União.

A redução ficará vigente até o dia 30 de junho e autoriza que a descarga mínima instantânea dos reservatórios no Rio São Francisco seja reduzida de 1.300 m³ /s para 800 m³/s.

Segundo a ANA, a decisão de reduzir a vazão ocorreu durante reunião nesta terça-feira (30), onde o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou dados sobre a produção de energia no Sistema Nordeste.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) ficará responsável pela divulgação da redução da vazão a ser praticada nas cidades ribeirinhas, além de apresentar relatório de acompanhamento de operação. Já a ANA poderá suspender ou revogar a resolução de acordo com informações técnicas.

“Quando previamente comunicada à CHESF a necessidade de prática da vazão mínima de 1.300 m³/s para a navegação de comboios hidroviários, no trecho entre Sobradinho e o porto de Juazeiro, a CHESF voltará a respeitar essa vazão defluente mínima durante o tempo necessário à passagem do comboio. A CHESF deverá se articular com a Marinha do Brasil de forma a garantir a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana”, diz um trecho da resolução.