Em política – digo sempre isto – não há coincidência. O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) já bateu o martelo e vai dar condições de voo pleno à pré-candidatura do deputado federal Cícero Almeida (PMDB) à Prefeitura de Maceió.

Tanto é assim que Almeida já se afastou pensando também nisto.

Ele não esconde os motivos do afastamento. Foi sincero o deputado federal Cícero Almeida ao falar para este blog que deixou a Câmara de Deputados para se dedicar à agenda de pré-campanha.

Quem esconde isto em suas declarações é Renan Filho.

O eleitor que avalie a decisão de Almeida que julgou o momento da seguinte forma: se neste momento em Brasília não está dando para trabalhar muito, então hastag “partiu campanha”.

Hoje foi o primeiro ato. O governador Renan Filho preparou o terreno e Almeida subiu no palanque. É legítimo do processo. Lá estava Cícero Almeida entre o público que, conforme as pesquisas, mais tem votos.

Renan Filho abriu os cofres do Estado para – como ele mesmo chama – “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”. É uma proposta de campanha do governador que só agora vai para a prática. Não é coincidência que isto ocorra em período pré-eleitoral e com o PDMB já tendo um candidato definido.

Repito: em política, não há coincidência.

O jornalista Davi Soares – blogueiro do CadaMinuto – também já tratou deste tema.  

Renan Filho vai concentrar investimentos em Maceió, com obras que – em tese – seriam municipais para associar seu nome ao de Cícero Almeida e captar melhor condição de disputa. Serão incursões – inicialmente – em 37 grotas da capital alagoana.

Além disso, o governador pretende lançar obras em vários outros segmentos. Serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões oriundos de recursos próprios.

Renan Filho – em entrevista ao CadaMinuto – disse que “o governo não tem intenção política com essas obras”. Acredita quem quer. Eu não acredito! Não custa nada o governador dizer. Mas está na cara que tem intenção política também. Claro que as obras são necessárias, bem-vindas e o governador acerta em realiza-las. Mas, seu candidato não vai deixar de colher os louros e o governador sabe disso.

Tanto que na ação de hoje, lá estava Cícero Almeida. Ou não?

O governador diz pensar em melhorar a vida real do cidadão. Sim, governador. Uma coisa não exclui a outra. Mas, que o senhor faz política e prepara o palanque, faz sim.

Almeida e Marx Beltrão (PMDB) foram os únicos deputados federais presentes. O senhor governador convidou os demais parlamentares federais que possuem reduto na capital? Não vale a desculpa da origem dos recursos ser de um parlamentar em específico, porque o senhor governador mesmo diz que são recursos próprios.

As obras são boas e válidas. Mas, servem de palanque sim! Como disse: uma coisa não exclui a outra. Ou Almeida não posou para a foto?

Almeida fez algo errado? Não. Política é política. Só não queiram engabelar a opinião pública ao dizer que a estratégia eleitoral não se faz presente. A eleição começou, governador. O senhor chefe do Executivo está no jogo.

O deputado federal licenciado aproveitou e posou para a foto ao lado de obras estruturantes que foram a marca de seu mandato quando prefeito de Maceió. Simples assim! Para que negar o óbvio ululante, como diria o escritor Nelson Rodrigues.

Prefiro a sinceridade de Almeida quando disse com todas as letras: licenciei-me da Câmara para tocar o projeto político. 

Estou no twitter: @lulavilar