O ex-senador Delcídio Amaral – cassado pelo Senado Federal após ser preso pela Lava Jato – concentrou seu poder de artilharia (o que ainda lhe resta) no presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros.
Delcídio – em recente entrevista ao Roda Viva – chamou Renan Calheiros de “cangaceiro”. Agora, em uma entrevista ao Estadão, diz que o presidente do Senado Federal precisa cair.
O ex-petista chama Calheiros de “O Senhor dos Anéis”. De acordo com Delcídio do Amaral, Renan Calheiros “faz o que quer, manipula tudo, usurpa”. Declarações fortes. Motivadas pela verdade ou pelo rancor? Ou os dois?
Renan Calheiros ainda não rebateu Delcídio do Amaral. Por sinal, o peemedebista – que coleciona inquéritos no Supremo Tribunal Federal – tem gasto energia com as explicações que precisa dar aos áudios que vazaram.
Delcídio do Amaral diz que Renan Calheiros teve preocupação em tirar o seu mandato. Renan Calheiros trata da cassação do ex-senador em uma das gravações: "tem que fazer… Fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde… Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias… Família pagou… A mulher pagou…"
O ex-senador ficou indignado com a gravação, como mostra o Estadão. O ex-petista afirma ainda que Renan Calheiros tinha medo de sua delação. “Ele tinha comprometimento com o Palácio do Planalto”.
"Dentro dessas condições, como um Eduardo Cunha, ou seja, tendo todas as rédeas do processo para julgar alguém e usado os poderes que tem, ele (Renan) manipulou minha cassação", protestou Delcídio. Ele afirma que na sua cassação algumas etapas foram queimadas; reclama da reunião da Comissão de Constituição e Justiça que ocorreu no próprio plenário como forma de acelerar o processo.
O ex-senador defende que Renan Calheiros seja afastado da presidência imediatamente. “Ele não tem mais condições de comandar o Senado”.
"Ele tinha compromissos com o Planalto, com senadores que se sentiam atingidos pela minha colaboração. Pensaram em me tirar o mais rápido possível e não deixar eu ir para o plenário. Não queriam que eu votasse o afastamento da Dilma. Essa fala dele no áudio demonstra nitidamente que ele tinha condições de manipular tudo. Esse áudio vai ser usado na minha defesa”, diz ainda.
Estou no twitter: @lulavilar