O deputado federal Cícero Almeida (PMDB) se licenciou da Câmara de Deputados e abriu espaço para que o suplente Val Amélio (PRTB) assuma a cadeira.

Amélio ficará no lugar de Almeida por quatro meses. Vale salientar que o mandato de Almeida, na Justiça Eleitoral, foi questionado pelo PRTB por conta de sua mudança de legenda.

Almeida se elegeu pelo PRTB, migrou – antes da janela aberta – para o PSD e, na sequência, foi para o PMDB como parte de um projeto político para disputar a Prefeitura de Maceió com os apoios do governador Renan Filho (PMDB) e do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB).

“É verdade. Eu me licenciei”, destacou Almeida em entrevista a este blogueiro. O deputado federal peemedebista avalia que é necessário o licenciamento para cuidar da pré-campanha eleitoral.

De acordo com ele mesmo, amanhã já estará trabalhando nisto em solo alagoano. “Nós chegamos a uma conclusão: temos que dar seguimento ao projeto político, tendo em vista que durante este período pouco está se produzindo na Câmara de Deputados”, colocou.

O deputado federal fez questão de frisar que seu suplente teve uma votação considerável. “Ele teve mais de 50 mil votos. Eu resolvi tomar esta decisão para cuidar da pré-campanha durante os próximos meses. Amanhã estou de volta para a nossa terra, para trabalhar e buscar cuidar dela com muito carinho”.

O peemedebista classificou seu licenciamento como “uma missão”. “Quando você entra para a política não tem mais domínio sobre suas decisões, principalmente quando você faz o bem. Então, se é uma convicção da população, como mostram as pesquisas, nós devemos ir (para a disputa do pleito eleitoral de 2016). Vamos sim. Então, vamos para a luta mais uma vez e buscar o resultado positivo”.

Além de Almeida, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), é outro parlamentar que deve disputar a Prefeitura de Maceió. Mas, o deputado federal do PSB não se licenciou. JHC segue em Brasília (DF) envolvido com a Frente Parlamentar pela Internet Livre. Se irá deixar a Casa para cuidar da campanha em breve ou não, é uma incógnita.

Cícero Almeida e JHC vão enfrentar – nas urnas – o atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que é candidato à reeleição. Estas são as três pré-candidaturas já consolidadas. 

Estou no twitter: @lulavilar