A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) interditou, nesta sexta-feira (13), a lavanderia Lavaexpress, no Pinheiro, por descumprimento de auto de infração 6593/16 lavrado devido ao crime ambiental de lançamento de efluentes na galeria de águas pluviais. Os serviços na empresa foram temporariamente parados e o responsável já se comprometeu, em reunião realizada na Sempma, a se regularizar.

O retorno do funcionamento está previsto para hoje com as devidas correções imediatas e, a médio prazo e já em andamento, a empresa está escavando o solo para a construção de poços para não comprometer as galerias de águas pluviais. “Seguimos um cronograma de fiscalização em toda a cidade para fazer valer a legislação ambiental correspondente a qualquer empreendimento. Não fazemos distinção das operações de fiscalização, pois entendemos que as leis devem ser cumpridas para garantir a preservação do meio ambiente”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.

Muito embora, com o agravante do descumprimento, a equipe de fiscalização gerou um novo auto de infração com base em oito artigos do código municipal de meio ambiente de Maceió, conforme a Lei 4.538/96 e também por infringir a Lei Federal de Crimes Ambientais, de número 9.605/98.  “Este é um trabalho constante para evitar degradações e coibir lançamentos irregulares na rede de galerias de águas pluviais”, pontuou o coordenador de Fiscalização, José Soares.

As operações continuam em toda cidade. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 3315-4735 ou 3315-4736 e também diretamente pelo celular 98752-2044.