A Prefeitura de Maceió tem levado serviços e benefícios para diversas localidades da capital. O Conjunto Salvador Lyra, localizado na parte alta da cidade, está entre elas. A região teve o terminal de transporte público completamente reformado, levando mais conforto e segurança para a população.
Segundo o diretor da Associação Comunitária do Salvador Lyra, Jonathan Braz, a reforma do terminal de ônibus era algo muito esperado pelos moradores do Conjunto. “O terminal era muito ruim. Em dias como hoje, com muita chuva, o local ficava alagado, não tinha como a gente se proteger. Depois da obra finalizada ficou muito melhor”, afirmou.
Ainda de acordo com Braz, a revitalização do terminal de ônibus foi uma vitória muito grande da comunidade. “Eu moro aqui há 17 anos e era muito ruim ficar no antigo terminal. Agora nós temos um lugar melhor e mais seguro para esperar o ônibus. Está tudo muito melhor, graças a Deus e ao trabalho da Prefeitura de Maceió, que não esqueceu do nosso Conjunto”, enfatizou o diretor da Associação.
Para a comerciante Josélia Maria, permissionária da lanchonete que fica no terminal, a reforma beneficia não apenas os usuários do transporte público, mas também quem trabalha no local. “Antes, aqui ficava com muita lama e os ônibus atolavam. Agora a estrutura está bem melhor. O calçamento melhorou bastante e o terminal ficou ótimo”, disse.
O terminal recebeu uma nova coberta, novo piso e teve toda a sua estrutura física restaurada. Além disso, o local oferece serviços que garantem a acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. Foram construídas rampas para cadeirantes e colocado piso tátil para deficientes visuais.
“Temos acesso para deficientes e eu, particularmente, gosto muito de pegar ônibus aqui. Para mim, que dependo da acessibilidade, foi excelente. Eu moro no Benedito Bentes, mas venho para cá pegar o ônibus”, contou a cadeirante Edna Gomes.
De acordo com Cícero Andrade, morador do Salvador Lyra, a obra gerou mudanças também na organização do terminal. “Antes nós não tínhamos o sistema de filas e agora com ele ficou mais organizado. Também não tinham divisórias ou bancos. A reforma foi muito boa tanto para os moradores do Conjunto como para os moradores das adjacências”, explicou.