Publiquei, aqui neste espaço, as críticas que estão sendo feitas à pasta de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas. Um dos movimentos de empreendedores – formado pelo Sururu Valley – reclamam que a Secretaria está abandonada e com um secretario demissionário, que é Pablo Viana. Este não estaria indo frequentemente ao trabalho.

Viana, inclusive, conforme bastidores, já havia se despedido dos integrantes da Ciência e Tecnologia. Ele enfrentou divergências internas e estaria apenas aguardando um novo nome indicado pelo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), para o cargo. Em conversa com este blogueiro, o chefe do Executivo salientou que Viana não se encontra demissionário.

Renan Filho confirma que houve divergências internas na pasta, mas não entra em detalhes. Porém, é enfático: “O Pablo Viana é um excelente secretário. Um dos melhores nomes técnicos para o setor. Ele tem a minha confiança. Eu confio no Pablo Viana e ele fica”.

“Não ocorre nada com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas. Isto é normal com todas as pastas. É normal existirem questionamentos. Eu posso falar é que tenho um secretário na Ciência e Tecnologia que tem o melhor currículo entre os meus secretários. Ele é PHD na Suécia. Agora, nem sempre agrada todo mundo”, diz o governador.

Indaguei sobre os reclames do Sururu Valley. Renan Filho responde: “o pessoal do Sururu Valley terá um Polo de Tecnologia e eu nunca descontinuei a obra. Mesmo na crise, com dificuldades financeiras, o secretário sempre entendeu a obra como fundamental para formamos ali, no Jaraguá, um polo de TI e empresas de startup”.

Renan Filho afirmou ainda que há projetos novos, como o desenvolvimento – em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – para desenvolver startups ligadas à área de turismo. “Aqui em Alagoas, as pessoas podem gostar ou não dos nossos secretários, mas eles possuem capacidade técnica, condição de trabalho e vontade de fazer”.

“O que aconteceu com o secretário Pablo Viana é que em determinado momento, ele teve um problema de relação interna na secretaria. Eu já solucionei. Ele conta com a minha confiança, diferentemente do que foi colocado em veículos de comunicação. Ele não está demissionário. Ele me escreveu uma carta colocando as dificuldades da pasta e que ele estava com dificuldades administrativa interna. Ao invés de trocar cabeça, eu escolhi valorizar o trabalho que ele vem fazendo. Eu valorizei Ciência”, finalizou o governador.

Coincidentemente, depois que o tema surgiu na mídia, inclusive ressaltando as possíveis divergências internas na pasta, o Diário Oficial do Estado trouxe exonerações envolvendo a Ciência e Tecnologia. Segundo fontes, são exonerações tardias. Pois são nomes que Pablo Viana queria tirar da pasta há três meses.  Além disto, Pablo Viana já teve uma reunião com o governador. Coincidências...não é?

Há outras questões envolvendo a pasta ainda. Uma delas é o Arranjo Produtivo Loca de Tecnologia, que foi descontinuado como mostra uma nota técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Tratarei deste assunto aqui no blog, em breve. 

Estou no twitter: @lulavilar