Atualizada às 18h10

Equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) receberam na tarde desta sexta-feira, dia 06, denúncia de descarte inadequado de resíduos hospitalares que seriam do Hospital do Coração, localizado no bairro da Gruta.

Agentes da Superintendência estiveram no aterro sanitário e constataram o despejo de aproximadamente 2,5 toneladas de lixo hospitalar de forma inadequada. Segundo o coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Tavares “o material apreendido estava junto com lixo comum, o que não é permitido”.

Ao chegar na unidade de saúde “também foi verificado que nos depósitos de entulhos havia cerca de meia tonelada de lixo hospitalar descartado de forma irregular nas proximidades das enfermarias”, comentou o coordenador de fiscalização.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) esteve no loca onde notificou os gestores do Hospital do Coração e confecciou os autos de infração.

Na próxima terça-feira, dia 10, haverá uma nova vistoria no local para ver se foram efetuadas as modificações solicitadas pela equipe de fiscalização. “Caso as alterações não tenham sido efetuadas os depósitos de resíduos serão interditados”, disse Tavares.

O material descartado inadequadamente foi recolhido e encaminhado para incineração.

Em nota o Hospital do Coração disse que todas as providências solicitadas estão sendo tomadas. Confira abaixo a nota na íntegra.


O Hospital do Coração de Alagoas cumpre todas as normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió, por acreditar que são importantes resoluções para a proteção do meio ambiente. Seus colaboradores são orientados e treinados permanentemente para realizar o correto descarte dos resíduos. Estas medidas em relação ao lixo hospitalar e às demais normas de segurança são vistoriadas pela ANVISA, que ao emitir o alvará sanitário de funcionamento atesta anualmente a adoção das práticas preconizadas pela legislação em vigor. 

Em resposta à vistoria da SEMPMA, o Hospital informa que já tomou todas as providências solicitadas pelos órgãos ambientais e intensificará junto aos colaboradores a importância da correta separação do lixo para evitar problemas futuros, enfatizando que em mais de 8 anos de funcionamento nunca foram detectados problemas dessa natureza.