Eu quero acariciar os cabelos dos meus filhos enquanto EU estiver vivo

05/05/2016 09:33 - Bene Barbosa
Por redação
Image

Ontem troquei algumas mensagens com o cineasta Daniel Moreno e prometi que hoje falaria sobre o documentário Silenciados, coisa que eu deveria ter feito faz tempo e que, sei lá o motivo, acabei protelando. Fui assistir o trailer... Encontrei então, talvez, a razão subconsciente de não tê-lo feito antes.

Na abertura, uma voz em off diz melancolicamente: “Imagine o seguinte: você nunca mais vai acariciar os cabelos do seu filho enquanto você estiver vivo.” Cai no choro, ao ponto de, mesmo agora, escrevendo este texto, ter que parar algumas vezes. A voz é do meu amigo Jorge Damus, pai do Rodrigo, assassinado por um “menor” durante um assalto. O “menor” estava comemorando seu aniversário de 18 aninhos...

Um pouco antes, vi estampada em vários jornais a manchete que os acusados por atropelarem e matarem o filho da atriz Cissa Guimarães foram condenados à prestação de serviços e só. Entendo perfeitamente a dor da mãe, a dor de quem “nunca mais vai acariciar os cabelos do seu filho”. O que me causou repulsa foi a revolta seletiva da imprensa roussoniana que acredita que cadeia não resolve, que todo homem nasce bom e é a sociedade que o corrompe e que a solução para nosso caótico sistema penitenciário são exatamente as penas alternativas a não ser, claro, quando o crime lhe arromba a porta da frente e atinge alguém próximo e querido. Aí a coisa muda de figura, falam em impunidade, em como os assassinos deveriam ser trancafiados por dezenas de anos, como a lei é fraca.

Muito anos atrás, lá no começo dos anos 2000, um repórter me perguntou quem eu havia perdido e eu respondi que não havia perdido ninguém. Diante do seu espanto complementei: faço o que faço porque não quero perder ninguém. Hoje eu diria: eu faço o que faço pois quero acariciar os cabelos dos meus filhos enquanto eu estiver vivo.

Escrever este pequeno texto foi difícil, dolorido mesmo, tive que confrontar o que sei ser o maior pesadelo de qualquer pai e mãe, sendo assim vou parando por aqui, deixando o convite para que conheçam e apoiem o documentário Silenciados que, óbvio, não conta com a ANCINE, com as benesses da lei Rouanet, nem com ONGs “da paz”.

O trailer do documentário está neste link: https://youtu.be/Ooa0HPRdouk

 

 

E a página do perfil no Facebook é: https://www.facebook.com/silenciadosdoc

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..