O Instituto do Meio Ambiente realizou uma vistoria no lixão de Rio Largo, na manhã desta quarta-feira (27) e interditaram o local. Os técnicos constataram que o lixão coloca em risco o aeroporto Zumbi dos Palmares, já que tem o poder de atrair aves para o local, o que pode representar um risco.

O lixão deverá ficar interditado por 20 dias e durante este período a prefeitura deverá direcionar todo o material residual para o aterro privado que fica no município de Pilar, fruto de um consórcio intermunicipal.

O município de Rio Largo também foi multado pelo IMA, já que o lixão está em uma Área de Segurança Aeroportuária (ASA), que proíbe a instalação de lixões  aterros sanitários em suas proximidades por configurar risco iminente de acidentes.

A fiscalização do Instituto também ocorreu no Aeroporto, com a finalidade de identificar a presença de aves que pudessem atrapalhar os pousos e decolagens de aeronaves no local.

Ontem, um vôo teve de ser cancelado após um pássaro entrar em uma das turbinas da aeronave. Os passageiros tiveram que descer do avião e esperar serem acomodados em outros voos da companhia aérea. A principal preocupação é para evitar que a presença de aves e outros animais resulte em acidentes aéreos.