As tradicionais festividades juninas não irão acontecer nas mesmas proporções este ano em Maceió, com shows nos bairros e arraiá no bairro de Jaraguá. Durante visita às obras da Praça da Juventude, no Benedito Bentes, na manhã desta terça-feira (26), o prefeito Rui Palmeira e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira falaram sobre o assunto.

Segundo o prefeito, a atual situação econômica do país e a queda na arrecadação municipal comprometeram as finanças de Maceió e a prefeitura acabou tendo que optar por cancelar parte dos festejos para garantir a continuidade de outros serviços.

Segundo o gestor, o município deu prioridade ao pagamento da folha de pessoal, às obras de infraestrutura, a construção de creches, dentre outras demandas. Além disso, o ano eleitoral se tornou um entrave para que gastos excessivos fossem realizados.

Segundo informou a assessoria de comunicação da FMAC, estará mantido o concurso de quadrilhas juninas, que ainda não teve local para realização definido. Ficam cancelados esse ano os arraiás descentralizados nos bairros, o arraial do bairro de Jaraguá e os shows que sempre aconteciam no local. Os editais para grupos culturais também foram suspensos devido a situação financeira do município.

Outro ponto destacado pelo prefeito foi o alerta feito no início do ano pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendou que as prefeituras alagoanas evitassem gastar recursos com festividades de carnaval e festas de emancipação. O alerta foi reforçado com relação ás festividades juninas.