Desde que foram inauguradas, as estátuas do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda e do escritor Graciliano Ramos não tiveram paz. Depois das fotos da personal trainer sentada nos ombros de Graciliano Ramos e de uma mulher que posou nua ao lado das duas esculturas, nesta segunda-feira (25), foi identificado mais um ato de vandalismo na estátua de Aurélio Buarque que fica na orla de Maceió, no bairro da Ponta Verde.
Quem passa para tirar uma foto, nota que os óculos que o lexicógrafo está segurando em suas mãos foram quebrados. Ainda não se sabe quem cometeu o ato.
Segundo a assessoria da Fundação Municipal de Ação Cultural, vai ser necessário entrar em contato com o artista plástico responsável pela obra, Léo Santana, para que o dano seja reparado.
Ainda de acordo com a assessoria, é ideal que a população ajude a preservar o patrimônio, cuidando do que é importante para a cidade. “Se alguém perceber algum ato de vandalismo ou de depredação deve informar a polícia para que seja resolvido”, comentou.
As estátuas foram inauguradas em novembro do ano passado, desde então, tem se tornado um ponto de referência para os alagoanos e turistas. Entretanto, falta cuidado da parte da população.
Campanha da Prefeitura
Após os atos de vandalismo cometidos, a Prefeitura de Maceió lançou uma campanha nas redes sociais usando a hashtag #naopode com o objetivo de que as pessoas compreendessem que elas poderiam tirar fotos, mas que não era necessário subir nas estátuas ou quebrá-las.
Leia mais: Estátuas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda são inauguradas na orla
Leia mais: Mulher nua posta fotos ao lado de estátuas de Aurélio e Graciliano na orla de Maceió
Colaboradora*