O primeiro voto nesta tarde na Câmara dos Deputados, será favorável ao impeachment da presidente Dilma. Pelo rito estabelecido pela Casa, a bancada do estado de Roraima vai ser a primeira a votar.

Deputado de primeiro mandato, pré-candidato a prefeito de Boa Vista (RR) na eleição deste ano, Abel Mesquita Júnior (DEM), mais conhecido como Abel Galinha, iniciará o processo de votação e anunciou que votará pela saída de Dilma.

 “Eu acho que o governo Dilma se desgastou nos últimos anos. Ela  não deu confiança nem credibilidade para os investidores A não governabilidade foi o que mais atrapalhou o governo dela”, aponta o parlamentar, anunciando que seu voto será inspirado em seu estado:  “Eu vou proferir um voto bem simples e espero que seja pequeno e impactante. Inspirei-me no meu Estado. O destino quis que eu fosse o primeiro”.

Levantamento do jornal Estado de São Paulo mostra o placar atual, segundo intenção de votos:

São 350 a favor do impeachment, 133 contra, 9 indecisos, 19 não quiseram responder e possivelmente haverá duas ausências.

Só para constar, abstenção e ausência ajudarão o governo.

Da bancada de Alagoas, só o deputado Ronaldo Lessa (PDT) não declarou sua posição.

Por ora, dos nove votos alagoanos, são 6 a favor X 2 contra.

O  PDT decidiu pelo apoio integral à presidente Dilma, ameaçando até de expulsão quem não seguir essa orientação.  Dos 20 votos do partido, pelo menos um deles já afirmou que contrariará a decisão e votará pelo impeachment, Giovani Cherini, do Rio Grande do Sul.

Em tempo: das 25 legendas com representação na Câmara dos Deputados, 15 fecharam a favor do impeachment,cinco contra, quatro divididas ao meio, e o PEN , com dois deputados, não se posicionou. A bancada de Alagoas será a última a votar, veja a ordem:

ARTHUR LIRA (PP)

CÍCERO ALMEIDA (PMDB)

GIVALDO CARIMBÃO (PHS)

JHC (PSB)

MARX BELTRÃO (PMDB)

MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR)

PAULÃO (PT)

PEDRO VILELA (PSDB)

RONALDO LESSA (PDT)