O primeiro voto nesta tarde na Câmara dos Deputados, será favorável ao impeachment da presidente Dilma. Pelo rito estabelecido pela Casa, a bancada do estado de Roraima vai ser a primeira a votar.
Deputado de primeiro mandato, pré-candidato a prefeito de Boa Vista (RR) na eleição deste ano, Abel Mesquita Júnior (DEM), mais conhecido como Abel Galinha, iniciará o processo de votação e anunciou que votará pela saída de Dilma.
“Eu acho que o governo Dilma se desgastou nos últimos anos. Ela não deu confiança nem credibilidade para os investidores A não governabilidade foi o que mais atrapalhou o governo dela”, aponta o parlamentar, anunciando que seu voto será inspirado em seu estado: “Eu vou proferir um voto bem simples e espero que seja pequeno e impactante. Inspirei-me no meu Estado. O destino quis que eu fosse o primeiro”.
Levantamento do jornal Estado de São Paulo mostra o placar atual, segundo intenção de votos:
São 350 a favor do impeachment, 133 contra, 9 indecisos, 19 não quiseram responder e possivelmente haverá duas ausências.
Só para constar, abstenção e ausência ajudarão o governo.
Da bancada de Alagoas, só o deputado Ronaldo Lessa (PDT) não declarou sua posição.
Por ora, dos nove votos alagoanos, são 6 a favor X 2 contra.
O PDT decidiu pelo apoio integral à presidente Dilma, ameaçando até de expulsão quem não seguir essa orientação. Dos 20 votos do partido, pelo menos um deles já afirmou que contrariará a decisão e votará pelo impeachment, Giovani Cherini, do Rio Grande do Sul.
Em tempo: das 25 legendas com representação na Câmara dos Deputados, 15 fecharam a favor do impeachment,cinco contra, quatro divididas ao meio, e o PEN , com dois deputados, não se posicionou. A bancada de Alagoas será a última a votar, veja a ordem:
ARTHUR LIRA (PP)
CÍCERO ALMEIDA (PMDB)
GIVALDO CARIMBÃO (PHS)
JHC (PSB)
MARX BELTRÃO (PMDB)
MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR)
PAULÃO (PT)
PEDRO VILELA (PSDB)
RONALDO LESSA (PDT)