O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) deu início nesta sexta-feira (15), ao projeto “Sexta do Conhecimento”. Com propósito de realizar a integração entre os membros técnicos do órgão e parceiros. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Tecnologia, situado na Barão de Alagoas.

O projeto direcionado aos funcionários e parceiros, pretende realizar ao logo do ano nas sextas-feiras palestras e minicursos da área de Tecnologia de Informação (T.I) e gerenciamento de projetos. Sem o intuito de  capacitar, apenas introduzir o conteúdo e incentivar o participante a pesquisar e se atualizar.

“Esse é o primeiro encontro dessa iniciativa inovadora do Itec, trazendo profissionais de T.I de outros órgãos do Estado para perto da instituição, remotamente, usando tecnologia que é, o que nós dominamos. É a primeira de muitas palestras que virão”, afirmou Ricardo Ayres, gerente de desenvolvimento do Itec.

A primeira palestra foi ministrada pelo analista de sistemas do Itec, Ricardo Carmo, que abordou o tema “ElasticSearch”- um motor de busca não relacional, open-source, distribuído e facilmente escalável. Acessível através de uma interface de programação de aplicativos (API) extensa e elaborada, que pode alimentar pesquisas extremamente rápidas para suportar aplicações de descoberta de dados.

“Como as pessoas presentes são todas da área de T.I, desenvolvedores e analistas que já sabem como é a decodificação, eu tentei transmitir para eles como funciona a ElasticSearch, como executar e trabalhar com essa ferramenta, por isso a apresentação foi repleta de exemplos”, citou Ricardo Carmo.

No decorrer do evento foi apresentado a ferramenta, o conceito, as funcionalidades e o modo como se utilizar ela no trabalho. A palestra foi transmitida online para parceiros do órgão, como os técnicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).

“É extremamente importante para o setor de desenvolvimento. Até porque, é uma área que está sempre em mudança, muito volátil e mutável. Há sempre tecnologias novas, por exemplo, dentro da própria equipe onde se trabalha, existe quatro ou cinco tecnologias diferentes. Até mesmo, na própria linguagem de programação. Essa troca de conhecimento é ótimo, ninguém tem conhecimento sobre toda tecnologia, nem mesmo de todas que o Itec trabalha”, concluiu Felipe Frederico, analista de sistema do Itec.

A próxima sexta do conhecimento acontece no dia 29 de abril, com o tema “Rest API” e será ministrada pelo analista de sistema, Fernando Oliveira.