The Walking Dead e o controle de armas

14/04/2016 11:34 - Bene Barbosa
Por redação

Ontem, dia 14, a querida comediante Cris Paiva fez uma piada com a série The Walking Dead. Disse ela que se a  série se passasse no Brasil, só haveria um capítulo pois devido ao Estatuto do Desarmamento todos morreriam. Teve gente que não entendeu a piada, mas isso não importa. O que importa é que isso me fez tomar fôlego e escrever este texto. Um texto que venho prometendo para mim mesmo já faz um bom tempo. Valeu Cris!

Já fica um aviso aqui: haverá Spoiler, portanto, siga na leitura se quiser. Estão avisados!

Bom vamos lá, para quem não sabe, o seriado trata de um apocalipse zumbi, onde os sobreviventes precisam enfrentar essas criaturas, encontrar comida, medicamentos e, principalmente, lutar contra outros sobreviventes. Na quinta temporada o grupo liderado por Rick Grimes chega em uma “zona-segura” chamada Alexandria. Essa comunidade, um condomínio fechado por altos muros comandada pela idealista Deanna Monroe, que acima de tudo acredita na bondade intrínseca do ser humano, mesmo que para isso tenha que fazer vista grossa para pequenas e grandes maldades de membros do seu grupo. Deanna é uma rousseneana clássica, pelo menos enquanto a realidade não lhe derruba a porta. 

O grupo de Rick, assim que é recebido na nova morada é desarmado. Não, issonão implicaria em submissão. Deanna acredita que ali ninguém, ou quase ninguém, precisa de armas.  Vige em Alexandria um severo controle de armas. Todas são guardadas em um arsenal controlado. Há exceções, entre elas quem estiver na torre de vigilância e aqueles que se aventuram para fora dos muros em busca de provisões e outros recursos. Tudo, claro, com máximo rigor no controle. Mesmo Rick e Michonne, levados ao cargo de policiais da comunidade, não podem andar com suas armas. Rick e outros do seu grupo, acostumados com as agruras fora dos muros, acabam desobedecendo a “lei” local e clandestinamente tentam permanecer armados. Sábia decisão.

A realidade não perdoa e não havendo proteção na negação, a comunidade quase sucumbe quando é atacada por um grupo de psicopatas chamado Wolves que tem como objetivo de vida, ou de sobrevida neste caso, matar! Interessante notar que os membros sádicos e assassinos dessa turminha de “excluídos sociais” ataca sem o uso de armas de fogo. Usam machados, facões, porretes. Os desarmados e pacatos cidadãos de Alexandria se tornam um alvo fácil e são abatidos pelas ruas. Alexandria só não sucumbe totalmente por conta daqueles que desobedecendo o “Estatuto do Desarmamento” em vigor, continuaram armados. A mensagem é clara: gente disposta a matar, só pode ser parada por outras pessoas, armadas, com a mesma disposição. É a eterna luta entre os lobos e os cães pastores. Ambos possuem dentes, ambos podem morder, machucar, matar. A diferença é que só um deles tem por alvo as inofensivas ovelhas. 

Bene Barbosa

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..