Depois de um mês do início dos registros, os motoristas que cometeram infrações de trânsito captadas pelo monitoramento da fiscalização eletrônica começaram a receber as notificações.
Segundo informações da assessoria de Comunicação Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) após trinta dias do funcionamentos dos pardais foram remetidas 3.100 autuações aos proprietários dos veículos flagrados em situação irregular.
As infrações monitoradas pela fiscalização eletrônica correspondem a excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre nos pontos próximos ao Makro Atacadista (Av. Durval de Goés Monteiro) à Casa das Carnes, ao cruzamento com a Av. Rotary e próximo ao Hiper Bompreço da Gruta, na Avenida Fernandes Lima. Cerca de 5 mil veículos circulam diariamente, no período de pico, entre 18h e 19h, pelos pontos de fiscalização em Maceió.
“Ao cometer tais infrações de trânsito nos locais de fiscalização eletrônica, o condutor tem a placa do veículo captada pelo equipamento. As informações são passadas para o setor de validação de multas de trânsito da SMTT que, após verificada a irregularidade, emite a Notificação do Auto de Infração (NAI) para o endereço do proprietário do veículo”, explica o diretor operacional de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.
Quanto aos efeitos da fiscalização, a SMTT aponta a redução no número de acidentes de trânsito. No período de um mês, desde o início do funcionamento dos equipamentos, entre o dia 28 de fevereiro e o dia 30 de março, cinco acidentes foram registrados na Avenida Fernandes Lima, seis na Avenida Durval de Góes Monteiro e somente um na Avenida Álvaro Otacílio.
Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 66,27% na Avenida Durval de Goés Monteiro, segundo registros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já na Fernandes Lima, a redução foi de 44,4%, em comparação com o mês anterior à implantação da fiscalização eletrônica.
*Com Secom/Maceió