Há uma polêmica envolvendo o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Maceió, Cícero Almeida (PMDB), em relação às possibilidades de seu voto quanto ao processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Em passado recente, Almeida se posicionou claramente favorável à saída da presidente. Inclusive, já concedeu entrevistas a este blogueiro falando sobre o assunto, com várias críticas à presidente.
Todavia, nas últimas semanas, a informação que correu pelos bastidores é de que Almeida teria mudado sua intenção de voto, ingressando no time dos defensores de Dilma Rousseff. O blogueiro Edivaldo Júnior, que tem - acertadamente, diga-se de passagem – conversado com parlamentares sobre o assunto trouxe esta informação.
É hora da imprensa fazer isto mesmo: buscar saber como todos vão votar. Na bancada federal, temos favoráveis ao impeachment Pedro Vilela (PSDB) e João Henrique Caldas, o JHC (PSB). Contrários, aparecem Paulão (PT) e Givaldo Carimbão (PHS). Os demais são tidos como indecisos. Almeida diz não ser um indeciso, mas voto definido. Só não vai – segundo ele mesmo – polemizar o assunto.
Porém, na conversa que manteve comigo, dá a entender de que votará pelo impeachment da presidente.
No dia de ontem, 07, conversei com Cícero Almeida sobre o assunto. O parlamentar não crava que vai votar favorável ou contrário ao impeachment. Porém, afirma que “não está indeciso”. “Eu apenas só vou revelar o meu voto no dia. Mas, quem tem acompanhando os meus posicionamentos sabe como é que eu vou votar”.
Bem, o enigmático Cícero Almeida tem sido um ferrenho crítico ao governo federal. Seria surpresa se seu voto fosse contrário ao impeachment. Tanto é assim que – nos mapas do impeachment, que são feitos por alguns sites – Almeida aparece como um dos deputados que vão defender a saída da presidente Dilma Rousseff do cargo.
“Eu fico triste com essas especulações. Não procede a informação de que eu vou votar favorável a Dilma. Eu não tratei deste assunto com a imprensa. A única decisão que tomei com minha equipe foi a seguinte: eu não trato deste assunto até o dia da votação na Câmara”, colocou.
“Eu tenho recebido muitas mensagens. Todas respeitosas, mas indagando a posição. Pedindo para não decepcionar a população. Eu já tenho posição definida, mas não vou expor ela agora. Não adianta. É uma posição que está desde o começo. Se você for acompanhar as minhas intervenções, as minhas entrevistas, vai ver que é definida. Não adianta expor estas opiniões agora, pois elas estão postas desde o começo. Só não vou ficar expondo”, complementa Cícero Almeida.
De acordo com o deputado federal do PMDB, ele será coerente com o discurso que vem tendo até aqui. “A informação ainda não pode ser divulgada como se eu estivesse indeciso. Eu não estou indeciso. Não estou indeciso. Eu estou convicto do meu voto. Eu só não quero tratar deste assunto. E não mudar a posição que eu tomei por conta de simpatizante A, B, C ou Z ou quem quer que seja. Só não quero ficar polemizando”, finaliza Cícero Almeida.
Estou no twitter: @lulavilar