Um mutirão de prevenção ao mosquito Aedes aegypti esteve no último sábado (02), no Loteamento Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos. A força-tarefa envolveu colaboradores da Prefeitura Municipal de São Miguel e da InterCement que realizaram ações de conscientização e de combate ao mosquito, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika.

A programação incluiu panfletagem nas ruas e visitas a residências. O grupo levou cartazes e orientou os moradores sobre as formas de prevenção e combate. Um ponto fixo para coleta de pneus também fez parte do mutirão.

A ação foi bem recebida pela população, que ouviu atentamente as equipes de trabalho e reconheceu a importância de intensificar o combate. Muitos materiais, considerados focos do mosquito, foram descartados pelos próprios moradores.  "É preciso o envolvimento de todos. As pessoas precisam se conscientizar ainda mais", opinou um dos visitados.

O prefeito George Clemente participou da ação e comentou sobre ela. "É um dia simbólico, mas muito importante para cada um de nós, pois representa uma oportunidade de ajudar a evitar a contaminação dos nossos vizinhos, amigos e familiares", frisou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente, também esteve presente apoiando a ação.

A força-tarefa contou com o apoio de instituições como as Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, da Cia. Teatral Palavras Ditas, além de associações e representantes da sociedade civil.

PLANTIO DA CROTALÁRIA

Sendo mais uma forma de combater o Aedes aegypti, foi realizado o plantio da Crotalária, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do NUCA e da InterCement.

A planta, no período de florescimento, atrai a libélula que se alimenta no mosquito Aedes aegypti – causador da Dengue, da Zika e da Chikungunya - tanto na fase jovem como na fase adulta.