Um homem está internado no Hospital Escola Helvio Auto com suspeita de H1N1. Ele deu entrada na unidade na noite da quarta-feira (30) e está isolado na Unidade de Tratamento Respiratório do Hospital recebendo tratamento e medicação adequada ao quadro infeccioso. 

Segundo divulgou a assessoria de comunicação do Helvio Auto, o paciente, que é natural da cidade de Murici, está sendo submetido a exames que constam na rotina especificada pelo Ministério da Saúde como a coleta de secreção nasofaríngea, Raio X e hemograma, para proceder corretamente com a investigação da suspeita.

Este é o primeiro caso suspeito de H1N1 que a unidade recebe. Outros sete casos estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 

A transmissão da influenza H1N1 acontece por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreção das vias respiratórias, pelo contato direto com objetos contaminados ou de pessoa para pessoa.

Segundo a infectologista Luciana Pacheco, diretora do Hospital Helvio Auto, os sintomas são parecidos com os sintomas das demais gripes só que é necessário atenção redobrada se o paciente apresentar febre acima de 38º, 39° de início repentino, dores musculares, na garganta, cabeça, articulações, coriza, tosse, cansaço e falta de apetite, particularmente em pessoas que apresentam comorbidades como por exemplo asma.