“Não há necessidade de dar direcionamento alguma para o comandante ou trabalho na pasta”. Com esta declaração, o procurador Alfredo Gaspar de Mendonça se afastou de vez do comando da pasta da Segurança Pública do Estado de Alagoas.

De acordo com Gaspar de Mendonça, há a certeza de que o novo titular vai conduzir um trabalho na busca incansável pela redução dos índices de criminalidade.

Gaspar de Mendonça conversou com a imprensa – na manhã de hoje, dia 28 – durante a cerimônia de posse do novo secretario: o coronel Lima Júnior. “Enquanto secretário, trabalhamos – juntos com o governador Renan Filho (PMDB) – em prol da sociedade. O resultado é que mais de 400 vidas em 12 meses de gestão foram preservadas. Esta lembrança eu levarei para sempre guardada na minha trajetória. Trabalhamos duro para salvar esta vida”, frisou.

O ex-secretário afirmou ainda que ter assumido a pasta foi “realizar um sonho”. “Saio com a mesma cabeça erguida com a qual entrei. É que entrei com amigos e sai com uma grande família”, salientou o procurador. Vale ressaltar que Alfredo Gaspar de Mendonça teve que deixar o comando da Segurança Pública por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF decidiu o óbvio: os ingressos no Ministério Público após a Constituição de 1988 não podem assumir cargos no Executivo. Digo que é óbvio porque eu já chamava atenção para o assunto neste blog. O governo não viu porque não quis e insistiu no erro.

Todavia, é válido lembrar que o ex-secretário fez um bom trabalho no período em que esteve na pasta.

“Eu devo muito ao procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, que esteve nos defendendo o tempo todo, mostrando que o caminho estava certo. Eu tive a sua lealdade em meu trabalho”, salientou ainda Alfredo Gaspar ao falar de seu retorno ao Ministério Público Estadual.

Nos bastidores do MPE, o comentário é de que Alfredo Gaspar de Mendonça é candidato a ser o próximo procurador-geral de Justiça. Comentei isto aqui em postagem anterior. 

Estou no twitter: @lulavilar