De acordo com informações dos bastidores do Ministério Público Estadual, um dos nomes cotados para substituir o atual procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, é o ex-secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, que é promotor da casa.
Gaspar de Mendonça não é o único nome que pleiteia o cargo, ainda segundo os bastidores O nome do ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares e o procurador Vicente Felix também estão no páreo. Conversei com uma fonte do MP que confirma que os nomes são citados, mas diz que ainda é muito embrionário e se trata dos inícios destas discussões.
Segundo esta fonte, o foco tem sido na gestão e no trabalho de Sérgio Jucá que se finaliza neste ano. As eleições devem ocorrer entre outubro e novembro deste ano. Dentro do MP, o nome dos três são muito bem vistos, mas a tendência é que Gaspar de Mendonça tenha mais força política caso se lance mesmo para a disputa do cargo.
Dentro da estrutura, Gaspar se destacou por diversos trabalhos recentemente, muitos deles ligados ao Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc). Além disto, deixou a pasta da Segurança Pública – em função de uma decisão judicial já explicada neste blog - muito bem avaliado.
Eduardo Tavares tem na bagagem os mandatos de procurador-geral da Justiça. Todavia, pode ter outra campanha pela frente: a disputa da Prefeitura Municipal de Traipu. Quanto a Vicente Félix ocupa atualmente a Corregedoria do órgão ministerial. Um trabalho com o qual se destaca.
Estou no twiiter: @lulavilar