O prazo para prestar contas ao fisco federal, sem a incidência de multa, será encerrado no dia 29 de abril às 23h59m59s. 

Até as 15 horas desta sexta-feira,18, a Receita Federal já havia contabilizado 33.200 declarações de ajuste anual do imposto de renda pessoa física, entregues no estado de Alagoas. O montante corresponde a 14,5% das 230 mil declarações que o Órgão espera receber até a meia-noite de 29 de abril, data em que o prazo para a entrega sem o pagamento de multa se encerra. 

Quem deixar para entregar a declaração após essa data estará sujeito ao pagamento de uma multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido. 

O contribuinte pode fazer sua declaração pelo Programa Gerador da Declaração, que deve ser instalado no computador. A declaração também pode ser feita pelo m-IRPF, aplicativo para declarar via tablets e smartphones, ou ainda no e-CAC cujo acesso é feito com certificado digital no site www.receita.fazenda.gov.br. 

Antes de enviar a declaração à Receita Federal, o contribuinte pode optar, no programa, pela forma de tributação que lhe seja mais favorável: Declaração com Desconto Simplificado, limitado a R$ 16.754,34, ou Declaração Completa, que permite as deduções legais. 

Entre as deduções previstas na legislação encontram-se despesas médicas, dependentes, despesas com instrução, contribuição à previdência oficial e Previdência Social paga pelo empregador doméstico.