Na manhã de hoje, dia 16, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), concluiu as mudanças que estavam previstas em seu secretariado. O ex-titular do Esportes – Antônio Moura – foi encaminhado para a pasta do Meio Ambiente; e Davi Maia – que respondia pelo Meio Ambiente – foi para a Limpeza Urbana.

O próprio Palmeira deixa claro que, diante disto, a candidatura de Davi Maia ao cargo de vereador (como planejava o secretario) está sepultada. Maia finaliza a gestão no comando da Limpeza Urbana com “novos desafios”, segundo o próprio chefe do Executivo municipal.

Além disto, Rui Palmeira aposta em uma maior integração de ações – nesta reta final – entre a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente e a Limpeza Urbana. De acordo com ele, é o que se pode esperar dos perfis dos secretários e da semelhança entre as estruturas das pastas.

Todavia, ainda na manhã de hoje, Rui Palmeira antecipou que ainda existirão mudanças na administração municipal até o dia 2 de abril. De acordo com o chefe do Executivo municipal, Adriana Toledo deixará a pasta do Governo e Tácio Melo também sai da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Já eram saídas previstas.

Tanto Melo quanto Toledo devem ser candidatos nas eleições deste ano. Eles vão disputar cadeira na Câmara Municipal de Maceió. A candidatura de Adriana Toledo já é dada como 100% certa. Ela disputará uma vaga com a bandeira do “PSDB Mulher”. Já a candidatura de Melo – pelo Solidariedade – ainda não é martelo batido.

O titular da SMTT ainda avalia as condições de disputa.

Apesar de já saber das futuras mudanças, Rui Palmeira não quis adiantar quem serão os nomes que assumirão as pastas. Pode ser espaço para discutir alianças políticas. O prefeito – em entrevista – descartou de vez qualquer possibilidade de acordo com o PMDB. “Eles já possuem o pré-candidato deles e eu respeito isto”, encerrou o tucano. 

Estou no twitter: @lulavilar