Com a “dança das cadeiras”, devido a janela aberta neste período que antecede o processo eleitoral, quem perdeu um deputado foi a bancada tucana da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. O deputado estadual Bruno Toledo – eleito pelo PSDB – deixa o partido e ingressa no PROS.

Toledo espera ter mais espaço para articular politicamente, já que vira líder de si mesmo na Casa de Tavares Bastos. Isto pode lhe render espaços nas comissões da Casa,  por exemplo.

O PROS é um partido sem linha ideológica definida, mas Toledo caminha para assumir uma postura mais crítica em relação ao governo do Estado de Alagoas. Oficialmente, segue a linha de deputado estadual independente.

A ida para o PROS também pode envolver projetos futuros já que Bruno Toledo assume a Executiva estadual do partido. Na Casa, o PROS elegeu Givaldo Carimbão Júnior e Marcelo Victor. Mas estes devem deixar a legenda. Toledo deve seguir solitário no novo partido.

Com a saída de Toledo do PSDB, a bancada fica apenas com os deputados estaduais Edival Gaia, Gilvan Barros e Rodrigo Cunha. Era a maior bancada da Casa, mas perdeu este posto em função das mudanças de siglas. Além de perder Toledo, assistiu o crescimento do PMDB do governador Renan Filho.

O PMDB – que antes tinha apenas os deputados Olavo Calheiros, Luiz Dantas e Ricardo Nezinho – conseguiu trazer os parlamentares Davi Davino, Ronaldo Medeiros, Jairzinho Lira e Thaise Guedes (alguns em processo de filiação). 

Estou no twitter: @lulavilar