Em entrevista à Rádio Globo AM-710, na manhã de hoje, dia 11, o novo secretário do Desenvolvimento e do Turismo, Helder Lima, classificou a si mesmo como “um vendedor atrás dos grandes do mercado e do Turismo”. De acordo com ele, este tem que ser o perfil para diversificar a economia do Estado de Alagoas.
Lima salienta que “há várias empresas – em contato com a pasta – que já projetam investimentos em Alagoas”. Apesar da crise econômica que atinge todo o país, o novo titular do Desenvolvimento e do Turismo se mostra bastante otimista para o fomento e “polos” no Estado.
“É um desafio hercúleo, principalmente por conta deste ano de forte crise, mas para mim isto funciona como catalisador. Só me deixa mais empolgado com este desafio. Eu estou mergulhando na pasta e entendendo as coisas, principalmente em parceria com as outras pastas do governo, com o apoio do governador Renan Filho (PMDB) e da população. Será um grande trabalho”, frisou Helder Lima.
Segundo o secretário, apesar da crise, os investimentos que chegam a Alagoas pode alavancar setores, como o da Construção Civil. “Há previsões de empresas, como já vem acontecendo, para serem instaladas em Alagoas”.
O titular da pasta frisa ainda que um dos pontos é trabalhar o incentivo fiscal e trabalhar a concretização de polos regionais. “São planos para criar novos polos em regiões do Estado de Alagoas e fortalecer os polos que já existem, como o de Marechal Deodoro”.
O secretário destaca a necessidade de um polo de desenvolvimento no Sertão e na região central, aproveitando municípios como os de Arapiraca e São Miguel dos Campos. “Precisamos fazer estudos mais aprofundados para fortalecer os arranjos produtivos locais, pois mais que escolher um local no mapa para instalar um polo, é entender as realidades locais e os arranjos produtivos, respeitando as vocações e conversar com a iniciativa privada para diversificar a economia”.
“Alagoas ficou muito tempo com a economia arraigada no setor sucroenergético. Mas há uma diversidade de investimento e cadeias crescendo, como o móvel e a cerâmica, a química e o plástico. O que projetamos é criar novas possibilidades para a diversificar a cadeia produtiva e dependa menos de uma única cadeia. O meu trabalho será de catalisador para investimentos do Estado e atrair turistas. Eu vou ser um vendedor atrás dos grandes players do mercado e do Turismo para que Alagoas tenha um turismo desenvolvido em todos os meses”, complementou.
Estou no twitter: @lulavilar