Em entrevista ao Manhã da Globo - transmitido pela Rádio Globo AM-710 - o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) - que confirmou seu apoio ao prefeito Rui Palmeira (PSDB), na manhã de hoje, dia 07 - afirmou que vai trabalhar para ampliar a frente de partidos que estão ao lado de Palmeira.

Atualmente, o prefeito conta - na construção do seu palanque rumo à eleição - com o apoio do Solidariedade, PDT, PP, PR, além do próprio PSDB. Lessa ressalta que “apóia Rui Palmeira e não o PSDB”. Difícil entende esta dissociação, mas enfim…o pedetista a fez até mesmo para apaziguar a ala de seu partido que não aceitava o acordo com Rui Palmeira.

De acordo com Ronaldo Lessa, “Rui Palmeira tem uma boa conduta enquanto homem público”. Lessa elogiou os mandatos de Palmeira quando este foi deputado estadual e federal. O detalhe é que tantos elogios não impediram que - em 2012 - o pedetista fosse o principal rival do tucano na disputa pela Prefeitura Municipal de Maceió. 

Ronaldo Lessa só não seguiu no pleito por conta da Justiça Eleitoral. 

O ex-rival político resolveu mudar de lado porque - segundo ele mesmo - “Rui Palmeira fez um primeiro mandato demonstrando preocupação com o coletivo. Isto é referência para a gente. Por isto, tomamos a decisão de apoiá-lo. O prefeito tem atravessado as dificuldades enfrentando com certa sabedoria. Sabendo exatamente priorizar o coletivo. Dando prioridade a população e baixa-renda e a que mais precisa”.

Indagado sobre a ampliação de alianças políticas, Ronaldo Lessa coloca que pretende cair em campo para isto, como fez em 2014, quando coordenou - em conjunto com o PMDB - os elos da campanha do atual governador Renan Filho (PMDB). O pedetista destaca ainda que nesta busca por parcerias está a tentativa de trazer o chefe do Executivo estadual para o palanque.

“Nós gostaríamos que tivéssemos outros apoios nesta aliança .Gostaríamos do apoio do governador Renan Filho nesta aliança, mas ainda não foi possível. Há pontos onde os dois ainda não se entendem. Mas, não desisti ainda. Acho ser possível ser fechado esta aliança”, coloca Lessa. O deputado federal também ressalta que não pretende mais disputar cargos no Executivo, seja prefeito ou governador. Em 2018, o pedetista mira ou na Câmara de Deputados ou no Senado da República. 

Estou no twitter: @lulavilar