A hora é difícil, como bem coloca Dom Henrique Soares da Costa. Por esta razão, tomei a liberdade de dividir com meus leitores um dos textos de Soares que foi publicado em suas redes sociais.
Penso igual a Soares. Ele enxerga com lucidez o atual momento pelo qual o país passa, com todos os exageros que andam sendo cometidos e insultados pelas “militâncias” que sofrem de uma cegueira ideológica que impressiona.
Os fatos estão postos com uma clareza incontestável. Os indícios contra o ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), são fartos. Tão fartos quanto as mentiras repetidas para tentar desqualificar a Operação Lava Jato da Polícia Federal. Uma delas é querer construir a versão de que a operação existe para perseguir politicamente o Partido dos Trabalhadores.
Ora, são inúmeros os partidos envolvidos. PP e PMDB integram a lista de investigados contribuindo com os seus. Foram mais de 100 mandados de condução coercitiva, mas parece que só um incomoda tanto por atingir o rei. Um rei que tem ficado nu diante das evidências de há algo de muito podre no “reino da Dinamarca”.
O que vale para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), vale também para Luis Inácio Lula da Silva. A lei tem que ser igual para todos. Sejam estes vermelhos ou azuis. Os que forem podres, que se quebrem. Se existirem inocentes neste processo, que tenham a inocência reconhecida.
Tudo isto dentro do Estado Democrático de Direito. Não em uma arena de gladiadores que está sendo construída por aqueles que atacam sistematicamente o juiz Sérgio Moro. Atacam para depois se fingirem de perseguidos políticos. Ora, o governo é deles. É do PT.
Em um momento como este, as palavras de Dom Henrique Soares chegam com precisão. É obrigação de quem se preocupa com o país compartilhar. Friso uma parte do texto: “Como filho da Pátria, não posso e não quero ficar calado! Nenhum brasileiro deveria se omitir neste momento!”. É isto.
Eis o texto na íntegra:
Hora difícil do nosso País!
Mas, também hora de pensar, de refletir com seriedade.
Como filho desta Pátria, não posso e não quero ficar calado!
Nenhum brasileiro deveria se omitir neste momento!
É preciso se manifestar ordeiramente, mas com coragem e compromisso em relação à nossa Pátria! É o futuro do Brasil que está em jogo!
Como brasileiro, sinto orgulho pela atuação do Ministério Público Federal, pela Polícia Federal e pelo Juiz Sérgio Moro!
Parabéns a eles! Parabéns a boa parte dos meios de comunicação pela coragem de uma cobertura investigativa e independente!
Por outro lado, sinto uma tristeza imensa por ver que os políticos do nosso País - políticos que o povo elegeu! - não estão à altura dos acontecimentos! Nossos representantes, de modo geral, estão totalmente desacreditados; além de pesadas dúvidas e algumas certezas quanto à (des)honestidade de vários deles, dão um triste testemunho de falta de amor ao País e de descompromisso com o povo que os elegeu! Que pena: deu tanto trabalho alcançar a democracia! E agora testemunhar um Congresso Nacional moralmente periclitante!
Não esqueçamos disto nas próximas eleições!
Cada brasileiro deveria acompanhar de perto a atuação do seu senador e do seu deputado federal neste momento tão grave! O voto na próxima eleição: eis nosso veredicto!
Devemos nos manifestar! Devemos exigir uma saída institucional e constitucional para a crise! O povo deve mostrar sua indignação e sua determinação de construir um Brasil honesto, justo, livre de corrupção e de engodos ideológicos!
Viva o nosso povo! Viva o Brasil!
O Senhor abençoe a nossa Pátria e dê ao povo brasileiro coragem de tomar sua história nas mãos, sem falsos messias, sem salvadores da pátria, sem enganadores pais dos pobres, sem demagogos que gritam mas não explicam, criando cortinas de fumaça ao invés de esclarecer!
Precisamos de democracia, precisamos de liberdade, precisamos de transparência, precisamos de políticas públicas que promovam a cidadania e não que criem dependência, precisamos de um Estado a serviço dos cidadãos e da sociedade e não de um monstro que tudo abarca, tudo controla, em tudo se mete, tudo engole e tudo corrompe!
Deus salve o Brasil!
Deus ilumine os brasileiros!
Estou no twitter: @lulavilar