O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), exoneraria - no dia de hoje, 29 - todos os secretários da administração municipal pretendem candidaturas a uma das cadeiras da Câmara Municipal de Maceió.

Todavia, o único a deixar a pasta, no dia de hoje, é o superintendente de Iluminação Pública da capital alagoana, Ib Brêda - que é dos quadros do PR. Em Alagoas, o PR é comandado pelo deputado federal Maurício Quintella.

Ib Brêda deixa a secretaria, mas conforme Rui Palmeira, a mesma equipe permanece. Inclusive, o nome a substituir Brêda sairá desta. 

Quanto aos demais secretários que devem ser candidatos - Adriana Toledo (Governo), Tácio Melo (Transporte e Trânsito) e Davi Maia (Meio Ambiente) - eles permanecerão um pouco mais na estrutura municipal. O motivo? Política.

Os secretários - em acordo com o prefeito - permanecerão para poder inaugurar obras de suas pastas que estiverem dentro do limite do calendário eleitoral. É isto que deve atrasar a saída de Tácio Melo e Davi Maia, por exemplo.

Afinal, não é segredo que estas ações das pastas são vitrines que podem ser capitalizadas politicamente. É legítimo e a legislação eleitoral permite. Tácio Melo deve ainda inaugurar terminais e ciclofaixas. No caso de Davi Maia, há praças em reformas que devem ser entregues em breve.

Vale salientar: Davi Maia é do Democratas. Tácio Melo é do Solidariedade. 

São as eleições chegando. 

Estou no twitter: @lulavilar