De acordo com informações de bastidores, o deputado estadual João Beltrão e a vereadora por Maceió, Maria Aparecida (a Aparecida do Luiz Pedro) devem deixar os quadros do PRTB aproveitando a janela.
O presidente do PRTB em Alagoas, Adeílson Bezerra, confirma que esta discussão já existe dentro do partido para saber como a legenda vai lidar com esta situação.
Ele salienta que - no caso do João Beltrão - o deputado está no partido há oito anos. “Ele deve sair para o PSD, que é o partido que está com o deputado federal Marx Beltrão e do qual também faz parte do deputado federal Cícero Almeida”.
Então, é mais um político que deixa o PRTB para o PSD. No caso de Almeida, o PRTB pediu o mandato na Justiça. O deputado federal está enfrentando o processo na Justiça Eleitoral que pode lhe tirar o mandato. Indaguei se o PRTB faria o mesmo em relação a João Beltrão.
Bezerra diz que não. “Não cabe, porque ele está diante da janela que permite a mudança. É o mesmo caso em relação a vereadora Maria Aparecida. Confirmando as saídas, eles estarão cobertos pela lei. É diferente do Almeida, que não soube esperar. Por isto, a Executiva nacional do PRTB entrou com a ação contra ele. Eu nada tenho contra o Cícero Almeida, mas o partido busca o que é seu direito”.
No caso da saída de Maria Aparecida, Adeílson Bezza diz que foi bom para o partido. "Com ela, muitos pré-candidatos não viriam para o partido para se canidatarem nas eleições de 2016 porque temiam apenas trabalhar para elegê-la. Isto ajudou a trazer novas lideranças", afirma.
O PRTB tem três deputados estaduais: João Beltrão, Antônio Albuquerque e Jairzinho Lira.
Estou no twitter: @lulavilar