Motociclistas são orientados sobre faixa exclusiva para pedestres

22/02/2016 17:27 - Maceió
Por Redação*
Image

Após o acidente ocorrido no final de semana, na AL-101 Sul, que feriu gravemente o motorista de uma Kombi, quando um veículo ciclomotor tipo cinquentinha fez uma travessia indevida,  nesta segunda-feira, dia 22, o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), fez um alerta a motociclistas sobre o uso indevido das faixas de pedestres.

“Colocamos equipes em pontos críticos, onde o índice de acidentes é maior, como faixa de pedestres e cruzamentos. Na AL-101 Sul, o índice maior de acidentes é em faixas de pedestres, porque o pessoal às vezes não respeita, não faz a parada para o pedestre fazer a travessia. Mas nossa equipe está atenta, passou, constatou a irregularidade, anotamos a placa, o horário e local, e o infrator vai pagar pelo erro que cometeu”, o chefe de Serviço de Operações de Trânsito do DER , Edinaldo Alves.

“A faixa é destinada somente a pedestres e veículos não motorizados. No caso das bicicletas, por exemplo, os ciclistas só podem fazer a travessia desmontados, empurrando o veículo. Ciclomotores são veículos motorizados, então não podem realizar essa manobra de forma alguma. Os condutores devem procurar o retorno correto, e aqueles que contrariarem a lei serão autuados”, garantiu Edinaldo Alves.

 Alves destacou ainda que uma das grandes dificuldades do DER em fiscalizar as cinquentinhas se deve ao fato desses ciclomotores não possuírem emplacamento.

Segundo a assessoria do órgão, a manobra infringe dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o art. 206, inciso III, é proibido executar operação de retorno passando por cima de faixas de pedestres e de veículos não motorizados. Já o art. 170 trata do ato de dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos. Ambas as infrações constituem multa, no valor de R$ 191,54, e perda de sete pontos na carteira de habilitação.

*Com assessoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..